quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O Sertanejo e o Caminho das Águas: políticas públicas, modernidade e sustentabilidade no semi-árido.

Olá pessoal!
Para quem pediu para conhecer meu livro, aí vai a indicação da página do BNB. Lá vocês podem fazer o download do livro completo.

Título: O Sertanejo e o Caminho das Águas: políticas públicas, modernidade e sustentabilidade no semi-árido.
Coleção: Série BNB Teses e Dissertações Vol. 08.
Autora: Suely Salgueiro Chacon
Ano: 2007.


Capa do Livro
A NOTÍCIA ABAIXO, DA ÉPOCA DO LANÇAMENTO, TRAZ UM PEQUENO RESUMO DO LIVRO:
12 de julho de 2007. Fortaleza, Ceará
Suely Chacon
O BANCO DO NORDESTE LANÇA LIVRO DE SUELY CHACON, QUE FALA SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DE ÁGUAS NO SERTÃO DO CEARÁ

Nessa quinta-feira, 19/07, às 11:15hs, no Banco do Nordeste – Passaré, será lançado o livro O Sertanejo e o Caminho das Águas, da Profa. Suely Chacon.

O lançamento do livro faz parte das comemorações do aniversário de 55 anos do Banco do Nordeste, e acontecerá durante o Fórum BNB de Desenvolvimento e o XII Encontro Regional de Economia da ANPEC.

O livro é o 8º volume da Série BNB de Teses e Dissertações, e traz a íntegra da tese de Doutorado da autora, defendida no Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília. O livro conta ainda com o Prefácio escrito pelo Prof. Dr. Marcel Bursztyn, da UnB, que atualmente é Pesquisador Sênior da Universidade de Harvard, em Massachusetts - Estados Unidos.

O Sertanejo e o Caminho das Águas aborda uma temática atual, a gestão pública das águas, e alerta para a desmobilização crescente do Semi-árido. O conflito em relação ao acesso à água se sobressai, porém foi constatado que este é a representação de um conflito maior e mais complexo, que fica oculto e se refere à própria identidade do sertanejo. Ser ou não sertanejo é um conflito que se desenvolve historicamente e que, ao mesmo tempo, é influenciado e influencia as políticas públicas traçadas para o Sertão. Na medida em que estas políticas não respeitam o lugar e as pessoas, também não conseguem se traduzir em melhorias para vida neste lugar. E ainda contribuem para a desmobilização desta sociedade. O cenário apresentado pelo livro indica uma tendência de esvaziamento do Sertão. Com base nesse diagnóstico a autora aponta possíveis saídas que partem da valorização das riquezas locais.A Profa. Suely Chacon, que trabalha com os temas relativos às políticas públicas e à gestão ambiental há mais de 15 anos, é Economista, Mestre em Economia e Doutora em Desenvolvimento Sustentável e Gestão Ambiental.

Nenhum comentário: