quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Prêmio valoriza integração de ações sociais

Premiação do Ministério do Desenvolvimento Social vai destacar 16 programas implantados por municípios, estados ou ONGs e 5 estudos

Foto: Pnud
Premio-valoriza-integracao-de-acoes-sociais.jpg


20/01/2010 - Terminam no domingo (24/01) as inscrições para um prêmio do governo federal que destacará programas que associam diferentes ações para obter avanços na área social. A iniciativa, chamada Prêmio Rosani Cunha, vai reconhecer boas práticas implantadas por municípios, estados (incluindo o Distrito Federal) e organizações não governamentais. Além disso, também contemplará estudos acadêmicos sobre o assunto.


Com o tema "Ações Integradas para a Proteção e Promoção Social", a primeira edição do prêmio do Ministério do Desenvolvimento Social poderá ser disputada por programas nas áreas de assistência social, segurança alimentar e nutricional, transferência de renda e inclusão produtiva.

Ao todo, haverá 21 premiados. Entre os programas (que devem estar em vigor há pelo menos um ano), serão selecionados oito municipais, quatro estaduais ou do Distrito Federal e quatro da sociedade civil. Nos estudos acadêmicos, que tem metodologia de análise diferente, serão cinco trabalhos contemplados: dois de estudantes de graduação e três de profissionais (que incluem pesquisadores, professores, mestres, doutores, entre outros).

Os representantes das duas melhores práticas municipais, a melhor ação estadual ou do Distrito Federal, a melhor da sociedade civil, o melhor trabalho profissional e o melhor estudantil serão convidados a participar de uma missão internacional de cinco dias em um país – ainda não definido – com o qual o ministério tenha parceria. Esse intercâmbio visa fazer com que eles conheçam os programas sociais de outras nações.

Já os representantes das outras 15 ações ou estudos contemplados terão direito a uma missão nacional de quatro dias, em estados que não sejam o seu, para que possam conhecer melhor outras políticas implementadas no Brasil.

Idealizado para contribuir com o aprimoramento, sistematização e divulgação das práticas e do conhecimento produzido na área de desenvolvimento social, o prêmio também tem como objetivo reforçar a cooperação e colaboração das ações entre União, estados, municípios e Distrito Federal, além de dar mais visibilidade às experiências adotadas neste sentido.

As inscrições são gratuitas, e para concorrer ao prêmio basta preencher um formulário eletrônico disponível no site do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

A premiação foi criada em homenagem a Rosani Cunha, ex-secretária nacional de Renda de Cidadania do ministério, falecida em novembro de 2008. Ela se destacou por analisar os melhores meios de aperfeiçoar a rede de proteção social no Brasil.

Fonte : Pnud - RTS

http://www.rts.org.br/noticias/destaque-2/premio-valoriza-integracao-de-acoes-sociais

Nenhum comentário: