sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Árvore do Conhecimento da Embrapa ganha novos conteúdos na web

Novas informações ampliadas e atualizadas. Esta é a principal novidade que o internauta vai poder conferir a partir de agora no conteúdo da Agência de Informação Embrapa, localizado na Árvore do Conhecimento Agricultura e Meio Ambiente.

Educação Ambiental, Tecnologia de Aplicação de Agrotóxicos, Produtos naturais e seu uso na agricultura, Reabilitação de áreas degradadas e Recursos genéticos foram os temas que ganharam mais detalhes para subsidiar trabalhos e pesquisas relacionadas ao assunto, especialmente para atender ao público, seja ele pesquisador ou estudante.

O trabalho ficou a cargo da equipe de editores da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna/SP), que partiu do pressuposto da importância das demandas ambientais - principalmente nos setores produtivos, inclusive o agrícola – e da necessidade de mudanças estruturais constantes no meio rural e nas práticas da produção impostas pelo mercado, alinhadas aos padrões da sustentabilidade.

A Árvore do Conhecimento Agricultura e Meio Ambiente reúne ainda informações sobre Manejo, Qualidade e Políticas Agroambientais, além do acesso a recursos de informação na íntegra. As informações podem ser obtidas pela navegação numa estrutura ramificada em forma de árvore hiperbólica, por hipertexto ou pelo serviço de busca.

Organizado como um sistema web, a Agência de Informação Embrapaé um instrumento de comunicação e transferência de tecnologia coordenado pela Embrapa Informação Tecnológica e pela Embrapa Informática Agropecuária, em parceria com unidades descentralizadas da Empresa, responsáveis pelos conteúdos. Atualmente, dez Árvores do Conhecimento de temas variados estão publicadas.

Para acessar, o endereço é www.embrapa.br/agencia.

FONTE

Kátia Marsicano - Jornalista

Links referenciados

www.cnptia.embrapa.br

www.sct.embrapa.br

www.embrapa.br/agencia

www.embrapa.br/agencia

www.cnpma.embrapa.br

katia@sct.embrapa.br

Fonte: Jornal Agrosoft - http://www.agrosoft.org.br/agropag/213050.htm


Agência de Informação Embrapa

A Agência de Informação Embrapa é um sistema web que possibilita a organização, o tratamento, o armazenamento, a divulgação e o acesso à informação tecnológica e ao conhecimento gerados pela Embrapa e outras instituições de pesquisa. Essas informações estão organizadas numa estrutura ramificada em forma de árvore, denominada árvore do Conhecimento, na qual o conhecimento é organizado de forma hierárquica.

A Agência de Informação Embrapa contém, portanto, o conjunto de todas as árvores do Conhecimento desenvolvidas pelas Unidades Descentralizadas da Embrapa, sobre produtos e temas do negócio agrícola. Nos primeiros níveis desta hierarquia, estão os conhecimentos mais genéricos e, nos níveis mais profundos, os mais específicos. Cada item da árvore é denominado "nó" e são definidos a partir da subdivisão sucessiva do conteúdo ("subnós").

As árvores do Conhecimento contém informações validadas sobre todas as etapas da cadeia produtiva dos produtos (cultivo e criação) e sobre os temas diversos. Além dessas informações, a Agência de Informação Embrapa possibilita ao usuário o acesso a recursos de informação (artigos, livros, arquivos de imagem e som, planilhas eletrônicas etc.) na íntegra.

Como acessar a informação

A informação pode ser acessada por navegação em árvore hiperbólica (forma gráfica da Árvore do Conhecimento), navegação em hipertexto, ou pela utilização de serviço de busca.

  • A navegação em árvore hiperbólica possibilita visualizar as ramificações ou subnós de cada nó básico.
  • A navegação em hipertexto permite a exibição do conteúdo do nó ou subnó, bem como o acesso à pasta de documentos.
  • O serviço de busca permite que o caminho percorrido até a informação seja identificado na árvore hiperbólica ao se digitar o assunto desejado na caixa de busca.
  • A busca avançada permite a recuperação da informação com qualidade e precisão.

Nenhum comentário: