sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Ferrovia Transnordestina

PE: Novas obras na Ferrovia Transnordestina terão início

As obras da Ferrovia Transnordestina entram em 2010 a todo vapor

As obras da Ferrovia Transnordestina entram em 2010 a todo vapor. Foto: Divulgação

As obras da Ferrovia Transnordestina entram em 2010 a todo vapor. Foto: Divulgação

As obras da Ferrovia Transnordestina entram em 2010 a todo vapor. A partir da próxima segunda-feira (18/01), mais duas frentes de trabalho serão abertas dentro do território pernambucano. Os lotes 03 e 04 do trecho de 133 km que ligará Serra Talhada a Arcoverde “entraram nos trilhos” e serão entregues em dezembro de 2011.

A notícia foi dada pelo governador Eduardo Campos após a primeira reunião de monitoramento dos trabalhos da Transnordestina realizada ontem (14/01), em Brasília e comandada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além de Eduardo, representantes da CFN, Odebrecht, além do governador do Piauí, Wellington Dias, e dos ministros Alfredo Nascimento (Transportes) e Dilma Rousseff (casa Civil) participaram do encontro no Centro Cultural Banco do Brasil.

“A ideia é que tenhamos, até junho, todos os trechos da Transnordestina a plena carga, desde Eliseu Martins até Suape. Assim, serão cerca de sete mil pessoas trabalhando pelo interior do Estado”, explicou Eduardo, que deve visitar as obras após o Carnaval. Por volta do dia 20 de março, será a vez de o presidente Lula percorrer os canteiros de obras em Pernambuco e no Piauí e, no mês seguinte, ir ao Ceará.

Já no próximo dia 30 serão iniciados os trabalhos em mais três frentes pernambucanas. Os lotes 06 e 07 que, juntos, somam 97 km entre os municípios de Pesqueira e Belém de Maria e o lote 02, que vai de São José do Belmonte a Serra Talhada, com 54 km de percurso. Todos eles com previsão de término para dezembro de 2011.

Além dos novos trechos da Transnordestina, a malha ferroviária ganhará, em abril, a Linha Tronco Sul. Com 550 km, a ferrovia vai do Cabo de Santo Agostinho até a cidade de Porto Real do Colégio (AL) e irá consolidar a interligação de Pernambuco com a Transnordestina através do Porto de Suape. O ramal, destruído pelas enchentes em 2001 e desativado desde então, também irá religar a malha ferroviária do Nordeste com a do Sudeste.

A ferrovia sofreu intervenções em vários pontos e corta 10 cidades pernambucanas do Litoral e da Mata Sul, totalizando 166 km. As obras, iniciadas em outubro de 2007, foram tocadas pela Companhia Ferroviária do Nordeste, com recursos de R$ 35 milhões provenientes do Finor (Fundo de Investimentos do Nordeste).

PIAUÍ – Outros quatro trechos piauienses também serão abertos no próximo dia 30 e concluídos em dezembro de 2011. O lote 01, com 59 km de extensão, ligando as cidades de Eliseu Martins e Itaueiras, o lote 03, que vai de Ribeira do Piauí a Paes Landim (54 km), além dos lotes 04 (Paes Landim – Simplício Mendes) e Simplício Mendes – Conceição do Canindé que juntos somam 113 km de trilhos. Uma nova reunião de monitoramento será realizada no dia 23 de fevereiro.

Informações do Governo

Fonte: Tendências e Mercado.

http://www.tendenciasemercado.com.br/negocios/pe-novas-obras-na-ferrovia-transnordestina-terao-inicio/


Piauí inicia segundo trecho da Transnordestina

Serão 422 quilômetros de Eliseu Martins até a divisa com Pernambuco, empregando 1,8 mil pessoas

Obras foram iniciadas no município de Paulistana. Foto: FranciscoGilásio/CcomPI

Obras foram iniciadas no município de Paulistana. Foto: FranciscoGilásio/CcomPI

Começou nesta segunda-feira (14), no município de Paulistana, a 480 quilômetros de Teresina, mais uma etapa das obras da Ferrovia Transnordestina no Piauí. É o segundo trecho de um total de sete blocos que serão abertos no estado. De Paulistana, a estrada de ferro segue em direção ao município piauiense Eliseu Martins e também a Salgueiro, no estado de Pernambuco.

O trecho terá 422 quilômetros de extensão, da divisa com Pernambuco, em Araripina, até Eliseu Martins. O investimento se aproxima de R$ 1,6 bilhão. Já de Paulistana para Salgueiro, o trecho terá 260 quilômetros. Toda a ferrovia terá 1.728 quilômetros, ligando os estados de Pernambuco, Piauí e Ceará.

Inicialmente, segundo técnicos da construtora responsável pela obra, serão oferecidos cerca de 1,8 mil empregos diretos, para trabalhadores qualificados e não qualificados. O número, entretanto, poderá chegar a quatro mil em maio ou junho de 2010, quando os primeiros trilhos serão colocados. De acordo com o governo do Piauí, a ferrovia é a maior obra em execução no estado.

O presidente da Transnordestina, Tufi Daher, destacou a qualidade do empreendimento. “A Transnordestina nada ficará a dever a nenhuma das melhores ferrovias do Brasil ou do mundo. Será uma ferrovia de padrão internacional”, disse Daher, por meio da assessoria do governo piauiense.

Já o governador do estado, Wellington Dias, ressaltou o valor dos investimentos feitos para a construção da ferrovia, resultado de uma Parceria Público Privada (PPP), que vai custar R$ 5,5 bilhões. “È uma obra grandiosa, que vai mudar o perfil da região e de todo o Piauí. Para se ter ideia, basta citar que em alguns trechos teremos pontes de um quilômetro de extensão”, apontou Dias, que prevê para o final de 2011 a conclusão das obras.

Confira no mapa (em vermelho) por onde passará a Transnordestina, quando estiver concluída:

Transnordestina ligará os estados do Piauí, Ceará e Pernambuco. Foto: DNIT

Transnordestina ligará os estados do Piauí, Ceará e Pernambuco. Imagem: DNIT

Com informações do governo do Piauí

Fonte: Tendências e Mercado

http://www.tendenciasemercado.com.br/negocios/piaui-inicia-segundo-trecho-da-transnordestina/

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