Produção de grãos em Sergipe deve superar 700 mil toneladas
Levantamento do IBGE e da Conab apontou estado como 2º maior produtor de grãos do Nordeste
Os pequenos produtores de milho e feijão sergipanos vão fechar 2009 com fartura, conforme aponta levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A safra deste ano deve superar as 700 mil toneladas, o que coloca o estado como o 2º maior produtor de grãos do Nordeste, atrás da Bahia.
A última avaliação do IBGE e da Conab sobre a produtividade agrícola no segmento de grãos tinha sido feita em 2006, quando Sergipe produzia 284,9 mil toneladas de milho e feijão, número que saltou para 728,3 mil toneladas neste ano.
“Superamos estados de dimensões territoriais muito superiores ao nosso, como é o caso do Ceará. Esses números são reflexo da disseminação de tecnologia no campo, através da assistência técnica que prestamos. Hoje, estamos sedimentando uma atividade e reduzindo a aquisição desse insumo básico fora de Sergipe e já beneficiamos cerca de 70 mil famílias”, afirma o secretário de estado da Agricultura, Paulo Viana.
O governo do estado atribui o crescimento da produção de grãos à política de priorização da agricultura familiar, que consiste em capacitações e assistência técnica ao pequeno agricultor, bem como ao zoneamento agrícola, integração ao mercado, processo de distribuição e compra de sementes, de produção de bancos de sementes e medidas emergenciais - como o aluguel de tratores.
Para evitar que a grande oferta de mercado provoque queda nos preços e prejuízo para os agricultores, a Conab comprou 2,7 mil toneladas e já distribuiu parte dos grãos, estimada em 20 mil toneladas, para pessoas que se encontram em situação de insegurança alimentar e nutricional.
Segundo a superintendente regional da Conab, Rose Pondé,essa parceria tem permitido a injeção de dinheiro no mercado do interior, a exemplo de Poço Verde, onde somente com o feijão os agricultores comercializaram com a Conab aproximadamente R$ 3 milhões.
Com informações da Agência Sergipe de Notícias.
Fonte: Tendências e Mercado. 16 de dezembro de 2009 - 10:39
Nenhum comentário:
Postar um comentário