Bolsa Bode garante renda em Tejuçuoca
11/1/2010
Programa é pioneiro na região e os jovens beneficiados, serão multiplicadores do empreendedorismo rural
Fortaleza. A Prefeitura Municipal de Tejuçuoca lançou, na manhã de ontem, um programa que visa a melhoria do rebanho de caprinos e ovinos na região, é o Bolsa Bode. São 20 jovens do município que foram selecionados por meio de uma série de fatores, entre eles fazer parte do mundo rural e ter capacidade e desejo de crescer na atividade. Durante o período de um ano, eles receberão uma bolsa de R$100, dez caprinos ou ovinos, além de um reprodutor, e ainda o primeiro ano de assistência técnica direta. Dessa forma, os jovens serão avaliados e terão chance de começar um grande negócio.
"Temos muito mercado, mas não temos os produtos", afirmou o prefeito Edilardo Eufrásio da Cruz, que responderá pela compra da carne e do leite. De acordo com a minuta que deu origem ao programa, só podem participar do Bolsa Bode estudantes matriculado entre o 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio ou com idade entre 18 e 27 anos, comprovadamente residentes no município. Além disso, a família deve ser proprietária das terras nas quais os animais serão criados e os pais deverão assinar uma declaração apoiando o projeto. Devem ter, no mínimo, sete hectares de terra, mais espaço de um hectare da capineira, abrigo dos animais com água e luz.
O bolsista deverá manter os animais em condições ideais com o manejo, alimentação e sanidade, com autorização para venda ou troca somente com a anuência da equipe de monitoramento. E, a cada ano, disponibilizar um animal para a inclusão de outros jovens.
Mais Informações:
Prefeitura Municipal de Tejuçuoca
Rua Mamede Rodrigues Teixeira, 489
(85) 3323.1146 / 3323.1112
Marcelo Cabral
Especial para o Regional
-------
* Caprinos e ovinos serão destinados a jovens de Tejuçuoca, como forma de incentivar o empreendedorismo na região.
Fonte: Jornal Diário do Nordeste. Caderno Regional. Fortaleza, 11 de janeiro de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário