sábado, 23 de janeiro de 2010

ARTIGO - Crises e oportunidades em tempos de mudança

Transcrevo abaixo E-mail enviado pelo Prof. Ladislau Dowbor, e recomendo a leitura do artigo sugerido.
Abraço a todos!
Suely
____________________________________________________________________________


"Caros,
Informo que estamos disponibilizando um documento importante, Crises e Oportunidades em Tempos de Mudanças, de 20 p., com a caracterização dos processos críticos, das mudanças necessárias em termos de governança e de 12 eixos de ação propostos. O artigo recolhe vários fragmentos de contribuições anteriores, pois não se trata de originalidade, e sim de sistematizar linhas de ação viáveis.
O documento servirá de base para as reuniões no Fórum Social Mundial em Salvador, 29 a 31 de janeiro. O artigo é assinado por Ignacy Sachs, um dos principais nomes mundiais na área da economia sustentável; por Carlos Lopes, Sub-Secretário Geral da ONU e dirigente da UNITAR, além de intelectual africano muito respeitado; e por Ladislau Dowbor. A idéia é construir uma agenda frente à bagunça planetária que gradualmente (e não tão gradualmente) se instala. Utilizem e divulguem:


Texto em português: http://dowbor.org/09fsmt7portuguespositionpaperldfinal.doc
Versão em inglês:
http://dowbor.org/09fmt7crisesandopportunities.doc

O andamento da iniciativa Crise e Oportunidade C&O, pode ser acompanhado em www.criseoportunidade.wordpress.com
Leiam e comentem, o artigo faz parte de um esforço de agregação de forças em torno de mudanças essenciais. E participem das iniciativas do Fórum Social Mundial.
Abraços,
Ladislau Dowbor"

Carlos Lopes é Sub-Secretário Geral da ONU, encarregado do UNITAR em Genebra (www.unitar.org) e da Escola de Líderes da ONU em Turim (www.unssc.org). Especialista em desenvolvimento pelo Instituto de Altos Estudos Internacionais e Desenvolvimento da Universidade de Genebra têm também um Doutoramento em História pela Universidade de Paris 1, Panthéon-Sorbonne. Têm numerosa bibliografia publicada e faz parte de 12 conselhos acadêmicos. As opiniões aqui expressas são pessoais.
Ignacy Sachs, eco-socioeconomista nascido na Polônia em 1927, com estudos superiores no Brasil, na Índia e na Polônia. Desde 1968, professor da Escola de Altos Estudos en Ciências Sociais em Paris (E.H.E.S.S.) onde criou e dirigiu sucessivamente o Centre International de Recherches sur l'Environnement et le Développement (C.I.R.E.D.) e o Centre de Recherches sur le Brésil Contemporain (C.R.B.C.). Consultor em várias ocasiões da Organização das Nações Unidas, tendo participado dos preparativos da Conferência de Estocolmo sobre o Meio Ambiente (1972) e da Cúpula da Terra de Rio de Janeiro (1992). A sua bibliografia é acessível no site: http://bit.ly/4AYaHu
Ultimo livro publicado no Brasil: A terceira margem - em busca do ecodesenvolvimento, Companhia das Letras, São Paulo, 2009.
Ladislau Dowbor é professor titular no departamento de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É consultor de diversas agências das Nações Unidas, governos e municípios, bem como do Sebrae e outras instituições. Seus livros e artigos podem ser acessados na íntegra no site http://dowbor.org, na linha do Creative Commons (livre acesso não comercial) Contato: ladislau@dowbor.org

Nenhum comentário: