segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

ENCONTRO DE PROFETAS DA CHUVA

Clique para Ampliar

Sob o olhar atento de fotógrafos, cinegrafistas e curiosos, os profetas apresentaram seus prognósticos

Fartura no campo com possíveis inundações

Profetas apresentam previsões de boas chuvas, com possibilidade de inundações no Estado

Quixadá Mais da metade dos 24 profetas reunidos no XIV Encontro dos Profetas da Chuva apontou período chuvoso regular a partir do início de março. O prognóstico, divulgado na manhã de sábado, no entorno do Açude do Cedro, em Quixadá, confirma o resultado das experiências de Chico Leiteiro, Paulo Costa e Antônio Lima, divulgadas na última sexta-feira, dia 8, no Diário do Nordeste.

Alguns falaram na possibilidade de inundações, pelo nível dos açudes do Estado. "Quando as chuvas chegarem de vez é melhor sair da beira dos rios. Estou assustado". Foi assim que Paulo Costa iniciou sua apresentação, alertando as autoridades. Afirmou, dessa forma, que não haverá necessidade de carros-pipa este ano no Interior.

Apenas três apresentaram previsões pessimistas: Renato de Sousa, Severino Silveira e Chico Leite estimam poucas chuvas no período. Antonio Menezes disse que o quadro meteorológico vai atrapalhar a lavoura. Luiz Gonzaga, de Camocim, também prevê um inverno fraco, mas acrescenta a possibilidade de alterações nos seus resultados. Só após 21 de fevereiro confirmará o início da quadra chuvosa.

Do grupo, esse oficial aposentado da Marinha Mercante é o único a se basear em equipamentos e estudos científicos para definir a chegada das chuvas. A partir deste ano, ele será o substituto natural do geógrafo Caio Lóssio Botelho, que, por anos, apresentou estudos paralelos aos da Funceme e não pode mais participar do Encontro por estar muito debilitado.

O superintendente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), José Maria Pimenta, confirmou o início da distribuição de sementes para a segunda quinzena de janeiro.



ALEX PIMENTEL
CORRESPONDENTE

Fonte: Jornal Diário do Nordeste. Caderno Cidades. Fortaleza, 11 de janeiro de 2010.

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=718157

Nenhum comentário: