Tecnologias Sociais integram programação do FSM
Fórum Social Mundial ocorre entre os dias 25 e 29 de janeiro, em Porto Alegre
Foto: FSM |
No dia 28/01, entre 9h30 e 12h, as instituições associadas à RTS debaterão, na sede da Fijo (prédio 2 do campus da PUC-RS), estratégias de atuação na 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI). Com o tema “Política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação com vistas ao Desenvolvimento Sustentável”, o encontro ocorrerá, em Brasília (DF), entre os dias 26 e 28 de maio de 2010. Comparada com as edições anteriores, a 4ª CNCTI é a primeira a ter como pilar o tema da sustentabilidade. Segundo a Comissão Executiva da Conferência, isso significa fortalecer os debates sobre o próprio uso da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento social, bem como a utilização sustentável da biodiversidade.
As atividades estão sendo organizadas pelo Fórum Estadual de Tecnologia Social do Rio Grande do Sul, que abriga instituições gaúchas associadas à RTS. A formação do grupo foi um dos principais desdobramentos da I Mostra de Tecnologia Social do Rio Grande do Sul, organizada pela Fundação Irmão José Otão (Fijo), Centro Social Marista (Cesmar), PUC-RS, Núcleo de Economia Alternativa da UFRGS (NEA) e ONG Guayí. Além destas instituições, participam da organização das atividades no FSM as ONGs Redecriar e Patuá e a UNISINOS.
Durante o FSM, a Fundação Banco do Brasil também manterá um galpão no parque de exposição de Canoas, com a apresentação de maquetes com as Tecnologias Sociais Produção Agroecológica Integrada Sustentável (Pais), Fossa Séptica Biodigestora e Barraginhas. Além disso, haverá o pré-lançamento da 2ª edição do Concurso Aprender e Ensinar Tecnologia Social, realizado em parceria com a Revista Fórum.
FSM 2008
Estudantes, filósofos, geógrafos, assistentes sociais, economistas, comunicadores, educadores, sociólogos e engenheiros estiveram entre os participantes de duas oficinas organizadas pela RTS na última edição do Fórum Social Mundial (FSM), em Belém (PA). O objetivo foi debater o papel das Tecnologias Sociais para a construção de um novo modelo de desenvolvimento, bem como aproximar os participantes das ações de difusão e reaplicação de TSs no âmbito da Rede.
Segundo definição pactuada no âmbito da RTS, Tecnologias Sociais são “produtos, técnicas e/ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social”. Durante as oficinas, o conceito foi discutido à luz do papel das universidades e do Estado diante do atual modelo de produção técnico-científica e da necessidade de valorização dos conhecimentos tradicionais e comunitários como instrumentos efetivos de geração de conhecimento e inovação.
Para mais informações sobre os debates de TS realizados na última edição do FSM, clique aqui.
Por Vinícius Carvalho, jornalista do Portal da RTS.
Fonte: RTS. http://www.rts.org.br/noticias/destaque-3/tecnologias-sociais-integram-programacao-do-fsm
Nenhum comentário:
Postar um comentário