Objetivo é desenvolver o uso de fontes alternativas de energia
Foto: MCT |
Esta edição desafia estudantes e pesquisadores a reduzir os impactos ambientais causados pelo consumo de energia. O objetivo é desenvolver o uso de fontes alternativas, estimulando sua produção e consumo sustentável. Hoje, quase 55% da energia consumida no País vem de fontes não-renováveis, como o petróleo e o gás natural.
Cinco categorias serão premiadas: Graduado; Estudante de Ensino Superior; Estudante de Ensino Médio; Orientador e Mérito Institucional. Há ainda menção honrosa para um pesquisador com título de doutor que tenha se destacado na área relacionada ao tema do Prêmio.
Nas categorias Graduado e Estudante do Ensino Superior as linhas de pesquisa são: fontes alternativas de energias não poluentes; exploração racional de recursos energéticos (biomassa, carvão mineral, petróleo); impacto sócio-ambiental da geração de energia hidroelétrica e da produção de biocombustíveis; controle da emissão de poluentes e efeito estufa no setor energético; edificações inteligentes (uso racional de energia e recursos naturais); eficiência das diferentes fontes de energia; uso de sistemas isolados para geração de energia elétrica; ampliação e eficiência do uso de fontes renováveis de energia; produção sustentável de biodiesel; tecnologias energéticas apropriadas a pequenos produtores rurais e com unidades isoladas e impactos da geração de energia nos recursos biológicos e na biodiversidade.
Na categoria Estudante do Ensino Médio, podem se inscrever alunos regularmente matriculados em escolas de ensino médio ou técnicas, com até 25 anos de idade. O total das premiações está estimado em R$150 mil.
O regulamento do prêmio e a ficha de inscrição estão disponíveis emwww.jovemcientista.cnpq.br .
Fonte: MCT - RTS
http://www.rts.org.br/noticias/destaque-4/premio-jovem-cientista-recebe-inscricao
Nenhum comentário:
Postar um comentário