sábado, 16 de janeiro de 2010

Eventos programados para 2010

O Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCT) é parceiro e organizador de grandes eventos nacionais e internacionais, a serem realizados em 2010. Conferências, simpósios e reuniões científicas darão lugar à discussão de importantes assuntos, maior parte ligada à Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento do Semiárido Brasileiro. A abrangência de tais eventos chega a ultrapassar os limites do país, a exemplo do 11º Simpósio Iberoamericano de
Recursos Zoogenéticos (SIRZ).

De 18 a 21 de abril acontece em Aracaju (SE) o II Simpósio em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Com o Tema central “Avanços em Tecnologia de Alimentos” o evento objetiva apresentar inovações tecnológicas de interesse nacional, para discutir e difundir tecnologias inovadoras geradas para a indústria de alimentos em nível nacional e para os Arranjos Produtivos Locais (APLs), especialmente do Estado de Sergipe.

Em maio, dos dias 26 a 28, a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), em Brasília (DF), deverá analisar os programas e resultados do Plano de Ação 2007-2010. O evento envolverá todos os segmentos da sociedade, desde instituições e entidades dos mais diversos setores, acadêmicos, estudantes, empresários, representantes dos vários níveis de governo e de organizações não governamentais, para a formulação de uma agenda baseada em ciência, tecnologia e inovação.

Já a edição 2010 da SBPC terá como tema central “Ciências do Mar: herança para o futuro” e acontecerá de 25 a 30 de julho, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. Trata-se de um dos maiores eventos científicos do País, realizado desde 1948. Na ocasião, autoridades, gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia (C&T) e representantes de sociedades científicas, discutem os avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e a elaboração de políticas públicas em C&T. A palestra de abertura será feita pelo diretor do INSA, Roberto Germano Costa.

Outro importante evento que contará com o apoio do INSA será a Segunda Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID), a ser realizada em Fortaleza (CE). O evento, que ocorrerá de 16 a 20 de agosto, no Centro de Convenções, será uma contribuição para a Rio +20, a ser realizada em 2012.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2010 ocorrerá entre 18 e 24 de outubro, com o tema principal "Ciência para o Desenvolvimento Sustentável". Além de promover atividades das mais diversas de divulgação científica, esta edição vai estimular a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se utilizar os recursos naturais brasileiros e sua rica biodiversidade com sustentabilidade, sempre de forma conjugada com a melhoria das condições sócio-econômicas de sua população.

No mês de novembro, o 11º Simpósio Iberoamericano sobre Conservação e Utilização de Recursos Zoogenéticos será realizado no Brasil, mais precisamente em João Pessoa (PB), com a presença de pesquisadores, professores, estudantes e profissionais diversos. Trata-se de um Fórum Científico onde o tema principal é a Conservação e Utilização dos Recursos Zoogenéticos da Iberoamérica. O evento acontecerá de 17 a 19 de novembro, numa parceria firmada entre o INSA e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Todos os detalhes sobre estes e outros eventos podem ser obtidos na página do INSA (www.insa.gov.br).

Nenhum comentário: