quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL

Tecnologias Sociais integram programação do FSM


Fórum Social Mundial ocorre entre os dias 25 e 29 de janeiro, em Porto Alegre

Foto: FSM
Instituicoes-gauchas-associadasa-RTS-articulam-encontro-no-FSM.jpg

21/01/2010 - As Tecnologias Sociais serão destaque durante o Fórum Social Mundial, cuja décima edição começa na próxima segunda-feira (25/01) em Porto Alegre. Entre as atividades está a realização, no dia 27/01, do painel “A interlocução entre as Tecnologias Sociais e as iniciativas de Economia Solidária”, a ser realizado entre 10h e 12h30 no Planerinho da Assembléia Legislativa (Rua Marechal Deodoro, 101). Entre os palestrantes confirmados estão a secretária-executiva da RTS, Larissa Barros; a analista da incubadora de empreendimentos populares da Unicamp, Laís Fraga; a coordenadora da Cooperativa Central Justa Trama, Nelsa Nespolo; a coordenadora de desenvolvimento social da Fundação Irmão José Otão (Fijo), Rosa Fernandes; e o gerente de comunicação e mobilização social da Fundação Banco do Brasil, Claiton Mello.

No dia 28/01, entre 9h30 e 12h, as instituições associadas à RTS debaterão, na sede da Fijo (prédio 2 do campus da PUC-RS), estratégias de atuação na 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI). Com o tema “Política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação com vistas ao Desenvolvimento Sustentável”, o encontro ocorrerá, em Brasília (DF), entre os dias 26 e 28 de maio de 2010. Comparada com as edições anteriores, a 4ª CNCTI é a primeira a ter como pilar o tema da sustentabilidade. Segundo a Comissão Executiva da Conferência, isso significa fortalecer os debates sobre o próprio uso da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento social, bem como a utilização sustentável da biodiversidade.

As atividades estão sendo organizadas pelo Fórum Estadual de Tecnologia Social do Rio Grande do Sul, que abriga instituições gaúchas associadas à RTS. A formação do grupo foi um dos principais desdobramentos da I Mostra de Tecnologia Social do Rio Grande do Sul, organizada pela Fundação Irmão José Otão (Fijo), Centro Social Marista (Cesmar), PUC-RS, Núcleo de Economia Alternativa da UFRGS (NEA) e ONG Guayí. Além destas instituições, participam da organização das atividades no FSM as ONGs Redecriar e Patuá e a UNISINOS.

Durante o FSM, a Fundação Banco do Brasil também manterá um galpão no parque de exposição de Canoas, com a apresentação de maquetes com as Tecnologias Sociais Produção Agroecológica Integrada Sustentável (Pais), Fossa Séptica Biodigestora e Barraginhas. Além disso, haverá o pré-lançamento da 2ª edição do Concurso Aprender e Ensinar Tecnologia Social, realizado em parceria com a Revista Fórum.

FSM 2008

Estudantes, filósofos, geógrafos, assistentes sociais, economistas, comunicadores, educadores, sociólogos e engenheiros estiveram entre os participantes de duas oficinas organizadas pela RTS na última edição do Fórum Social Mundial (FSM), em Belém (PA). O objetivo foi debater o papel das Tecnologias Sociais para a construção de um novo modelo de desenvolvimento, bem como aproximar os participantes das ações de difusão e reaplicação de TSs no âmbito da Rede.

Segundo definição pactuada no âmbito da RTS, Tecnologias Sociais são “produtos, técnicas e/ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social”. Durante as oficinas, o conceito foi discutido à luz do papel das universidades e do Estado diante do atual modelo de produção técnico-científica e da necessidade de valorização dos conhecimentos tradicionais e comunitários como instrumentos efetivos de geração de conhecimento e inovação.

Para mais informações sobre os debates de TS realizados na última edição do FSM, clique aqui.

Por Vinícius Carvalho, jornalista do Portal da RTS.

Fonte: RTS. http://www.rts.org.br/noticias/destaque-3/tecnologias-sociais-integram-programacao-do-fsm

Nenhum comentário: