segunda-feira, 5 de julho de 2010

Notícias sobre Apicultura e Abelhas

Aberta as inscrições para encontro de apicultores

Evento acontece em Araripina, nos dias 16 e 17 de julho; programação inclui palestras, minicursos e debates
Related Posts with Thumbnails

Foto: Divulgação.
Gestão de entrepostos, cooperativismo, acesso ao crédito, desenvolvimento sustentável. Esses são alguns dos temas a serem discutidos no 7º Encontro Estadual de Apicultura, promovido pelo Sebrae em Pernambuco e pela Cooperativa deApicultores e Meliponicultores da Região do Araripe (Coampis) nos dias 16 e 17 de julho, na Faculdade de Ciências Agrárias em Araripina (Faciagra).
As inscrições  custam R$10 para o Encontro e R$ 15 por minicurso, e podem ser feitas até sábado (10) na Unidade de Negócios Sebrae Sertão do Araripe, em Araripina, ou por depósito bancário para (Banco do Brasil, Ag: 3434-7, C/c 6096-8, Cód. Identificador: 414003) com envio do comprovante de pagamento pelo e-mail : danielarodrigues@pe.sebrae.com.br.
O objetivo do evento é disponibilizar aos produtores, empreendedores e pesquisadores de apicultura um espaço para difusão de informações técnicas e mercadológicas sobre o setor, a fim de fortalecer a cadeia produtiva da apicultura no Sertão do Araripe e em todo o estado de Pernambuco.
A programação inclui palestras, apresentação de casos de sucesso, debates e minicursos. Além disso, será promovida visita técnica com 25 apicultores a um dos apiários de Araripina e apresentações culturais do Sotaque Nordestino, às 20h, no dia 16, e de Flávio Leandro, no mesmo horário, no dia 17.
Dentro da programação do 7º Encontro Estadual de Apicultura, acontecerá ainda a 1ª Feira do Mel, nos dias 16 e 17, das 10h às 22h. Interessados em montar estandes podem entrar em contato com a U.N Sebrae Sertão do Araripe. A ideia da iniciativa é fomentar a comercialização de produtos relacionados ao setor, como embalagens, equipamentos apícolas, mel e derivados.
Mais informações: (87) 3873-1708
Com informações Agência de Notícias
http://www.tendenciasemercado.com.br/negocios/pe-aberta-as-inscricoes-para-encontro-de-apicultores/



05/07/2010
Desaparecimento de abelhas pode prejudicar produção de frutos no Brasil, diz especialista

Da Agência Brasil

Brasília - A diminuição da quantidade de abelhas pode prejudicar a cultura de frutos como melão, manga, melancia e goiaba no Brasil. A bióloga e pesquisadora da Embrapa Semiárido, Márcia Ribeiro, em entrevista à Rádio Nacional, afirmou que os Estados Unidos e o Canadá já estimam a perda de milhões de dólares na produção de frutos com o desaparecimento das abelhas.

De acordo com a bióloga, no Brasil, ainda não há estudos sobre esses prejuízos. “Mas já se sabe que o número de abelhas está diminuindo aqui também”. Ela explicou que em diversas culturas as abelhas são necessárias para que haja a polinização das flores e, consequentemente, a planta possa produzir frutos.

Para a pesquisadora, o Brasil começou a investir, em estudos de polinizadores e formas de polinização nos últimos anos. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) lançou, em setembro do ano passado, edital para a pesquisa da polinização em diversas culturas. A pesquisadora salienta que essas pesquisas estão apenas começando.

Segundo Márcia Ribeiro, as abelhas são mortas por pessoas que colhem mel de colmeias naturais. “Elas vão até a vegetação nativa, extraem o mel dos ninhos sem nenhum cuidado e deixam as abelhas morrerem, causando um desequilíbrio no meio ambiente.”

Edição: Talita Cavalcante

Nenhum comentário: