sábado, 24 de julho de 2010

ONU aposta na produção de pinhão-manso como biocombustível


(22/07/2010) Agência EFE | Foto: Ernesto de Souza


Duas organizações das Nações Unidas ligadas à agricultura apostam no potencial do cultivo do pinhão-mansopara produzir biocombustível e beneficiar os agricultores pobres. Em um relatório publicado nesta quinta-feira (22/07), a Organização da ONU para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida) analisam a utilidade da Jatropha curcas (nome científico do pinhão-manso), à qual definem como um 'cultivo promissor'.
Para estas organizações, o vegetal cresce 'razoavelmente bem em zonas áridas e em solos degradados de utilidade marginal para a agricultura' e 'pode ser transformado em um biodiesel menos contaminante do que o de origem fóssil, a fim de oferecer às famílias rurais pobres um combustível para produzir luz e cozinhar'.
Há uma ressalva, no entanto. A maior parte do pinhão-manso cultivado na América hoje é tóxica, um risco à saúde humana, e impede o uso das sementes como alimento ao gado. Daí a necessidade de apoiar a pesquisa para obter variedades melhores e não tóxicas.
Em 2008, foram semeados 900 mil hectares de pinhão-manso no mundo todo, dos quais 760 mil na Ásia, 120 mil na África e 20 mil na América Latina. Estima-se que, para 2015, haverá cultivos da planta da ordem de 12,8 milhões de hectares, segundo a ONU.
O maior país produtor da Ásia será Indonésia; na África, os principais produtores serão Gana e Madagascar, e Brasil será o líder na América Latina.

http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1711880-1935,00.html

Nenhum comentário: