sábado, 24 de julho de 2010

Nutre Nordeste

Sociobiodiversidade e ecopedagogia para a agricultura familia

Objetivo do programa é prestar serviços de ATER visando à comercialização e gêneros alimentícios
Profissionais do Instituto Agropolos participaram na quarta-feira de uma reunião de articulação para apoiar a comercialização dos produtos da agricultura familiar, através do NutreNordeste, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), da Secretaria de Agricultura Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SFA/MDA). O Programa se sustenta na Lei 11.947/2009, Art.14, que estabelece a utilização de, no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo FNDE para alimentação escolar, na compra de produtos da agricultura familiar.
O Nutre Nordeste foi apresentado aos técnicos do Instituto Agropolos pelo seu coordenador local, Paulo Cassiano, que atua nas áreas do Ceará, Piauí e Maranhão. De acordo com Cassiano, o projeto surgiu em virtude da constatação de que as capitais do Nordeste não dispõem de produção suficiente da agricultura familiar para atender ao mercado local da alimentação escolar, estabelecido pela legislação.
Outra razão que justifica a criação do Nutre Nordeste, segundo o coordenador, é que grande parte das organizações da agricultura familiar não está devidamente habilitada para comercializar seus gêneros alimentícos para a alimentação escolar. Além disso, o mercado institucional da alimentação escolar, conforme assegurado pela lei, é uma oportunidade objetiva de fortalecimento da agricultura famíliar, através da organização para a comercialização continuada de produtos de sua sociobiodiversidade.
Participaram também da reunião de articulação do Instituto Agropolos o responsável pelo departamento de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Fortaleza, e a coordenadora Estadual do PNAE, Evilalba Gonçalves, e também o articulador de Compras do Nutre Nordeste, André Luis.
OBJETIVOS DO NUTRE NORDESTE
O objetivo primeiro do Nutre Nordeste, conforme explicou Cassiano, é prestar serviços de ATER junto a associações e cooperativas de povos e comunidades tradicionais e da Agricultura Familiar, visando à comercialização e gêneros alimentícios para a alimentação escolar das nove capitais nordestinas e seis grandes municípios do Nordeste.
Entre os resultados esperados com em relação ao sucesso da política pública instituída pela Lei 11.947/09 estão o aumento da visibilidade da produção da agricultura familiar nos grandes centros urbanos e da agricultura familiar como empreendedora competente para acesso aos diferente mercados.
No tocante aos resultados esperados em relação ao fortalecimento da agricultura familiar estão o acesso ao mercado institucional com perspectiva de continuidade após o fim do Nutre Nordeste, formaçãode competências para a comercialização, adequação dos produtos às exigências fiscais, sanitárias e legais para a comercialização, geração de renda com perspectiva de continuidade após o fim do projeto e maior organização da agricultura familiar com a finalidade da comercialização.
Em relação às diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar, os resultados esperados são melhoria da qualidade, diversificação e sabor da alimentação escolar, valorização, aquisição e inclusão de produtos da sociobiodiversidade, desenvolvimento e adoção de novos cardápios mais regionais, estímulo à adoção de novos hábitos alimentares pelos estudantes e suas famílias e abordagem diferenciada do alimentar como ato ecopedagógico.
Fonte: SDA

Nenhum comentário: