sábado, 24 de julho de 2010

Gestão de águas no Semiárido

06/07/2010

Projeto Barraginhas começa a dar resultados no Semiárido

O Projeto Barraginhas, implantado nos municípios do Semiárido tendo como um dos objetivos contribuir com a melhoria da produção e geração de renda para as famílias agricultoras em comunidades rurais, começa a dar os primeiros resultados no território Serra da Capivara.

O Projeto Barraginhas capta e armazena a água da chuva na superfície do solo e no subsolo, possibilitando às famílias o cultivo permanente de hortaliças e frutas por meio dos canteiros econômicos e do plantio de safrinhas nas área
s úmidas adjacentes.

No território Serra da Capivara são 200 famílias beneficiadas em 4 municípios. O município de São Raimundo Nonato está em fase de conclusão das construções das Barraginhas. Onde foram concluídas as obras, já se percebe a animação das famílias que foram beneficiadas com os kits de insumos e ferramentas para implantação de hortas (canteiros), e pomar com a distribuição de mudas de frutas como: manga, limão, goiaba, banana, acerola, pinha, maracujá e umbu.

"Queremos que projetos como esses cheguem cada vez mais nas comunidades para ajudar o agricultor", relata Gerson de Sousa, do município de Coronel José Dias.

Algumas famílias dos municípios de Guaribas e Jurema estão plantando e vendendo verduras para as comunidades e se organizando para fornecerem para a merenda escolar. “Estamos muito felizes com esse projeto, agora sei que as coisas vão mudar. Já estamos comendo e vendendo verduras produzidas aqui em nosso quintal”, afirma Nilson da Silva da comunidade de Cajueiro, município de Guaribas.

Cerca de mil famílias serão beneficiadas com o Projeto, cada família recebe 1 kit para o canteiro econômico composto por: carrinho de mão, tela de galinheiro, mangueira, pá, tijolos, sementes de hortaliças, 60 mudas de fruteiras, calcário, regador, enxadeco, ancinho e outros apetrechos.

Um comentário:

Empresa Click Informática disse...

Encaminhado por Biagio Grisi
Com a Orientação que segue abaixo:
Selo Prêmio Excelência e Qualidade

Esse prêmio visa "reconhecer os valores que cada blogueiro mostra a cada dia, com valores culturais, éticos, literários, pessoais, preocupação com a natureza, a utilização de produtos naturais, etc. Enfim, compromisso com consigo mesmo e com o Universo.

O premiado deve seguir as seguintes instruções:
- Exibir a imagem do selo em seu blog
- Linkar o blog pelo qual você recebeu a indicação
- Escolher outros (05) blogs a quem entregar o Selo Prêmio Excelência & Qualidade

Blogs que Indico a receber o Selo:
- Felipe Artesanato Mineral: http://artesanatomineral.blogspot.com/
- SEMIÁRIDO: http://nossosemiarido.blogspot.com/
- Meu Ceará: http://meuceara.blogspot.com/
- Web para Educadores: http://webparaeducadores.blogspot.com/
- Secretaria de Educação de Nova Olinda: http://educacaonovaolinda.blogspot.com/

Pegue o selo que está no blog da Click Informática!!!

Grande Abraço!!!

Att.

Empresa Click Informática
Lucélia Muniz

Blog
http://empresaclickinformatica.blogspot.com/