quarta-feira, 14 de julho de 2010

Estátua de Padre Cícero será tombada como patrimônio nacional

A confirmação foi dada, na madrugada desta quarta-feira, 14, pelo superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ceará (Iphan), Clodoveu Arruda


14/07/2010 07:56
Reinando há mais de 40 anos numa colina de Juazeiro do Norte (Região do Cariri), a estátua do Padre Cícero finalmente vai receber cuidados especiais. O monumento, além de ter a estrutura restaurada, será tombado como patrimônio nacional. A confirmação foi dada, na madrugada desta quarta-feira, 14, pelo superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ceará (Iphan), Clodoveu Arruda.

“Nós queremos preservar um dos maiores símbolos de religiosidade nordestina”, disse, antes de embarcar para Brasília, onde manterá contatos para viabilizar estudos sobre o tombamento que vão ser feitos pelo Iphan com apoio dos departamentos de Arquitetura e História da Universidade Federal do Ceará. Já a restauração, que ainda não tem previsão para iniciar, custará cerca de R$ 150 mil, de acordo com o superintendente do Iphan Ceará, Clodoveu de Arruda.

Sobre o tombamento, Clodoveu adiantou que a verba já está garantida e que o processo de licitação deve iniciar em breve. “Paralelo à restauração, serão realizados estudos dos aspectos históricos, sociológicos, culturais e arquitetônicos do monumento para que seja tombado. O grupo de trabalho já começou inclusive a se reunir”, acentuou.


Estátua


A estátua do “Padim Ciço”, como é conhecida, tem 27 metros de altura e seu tombamento integra um outro projeto do Iphan. Em agosto, conforme Clodoveu, o órgão iniciará o estudo dos lugares sagrados de Juazeiro do Norte. A ideia é identificar quais os pontos considerados sagrados pela tradição católica.

Blog do Elioma

Nenhum comentário: