terça-feira, 13 de julho de 2010

IPEA - Indicador aponta a qualidade do desenvolvimento




IQD (Índice de Qualidade do Desenvolvimento) é uma pesquisa mensal realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que capta se o desenvolvimento vivido pelo país, contempla os requisitos de crescimento econômico com distribuição dos frutos do progresso e, também, aponta se esse movimento tende a sustentar-se no tempo. Para tanto, o indicador é segmentado em três componentes: Índice de Qualidade do Crescimento, Índice de Qualidade da Inserção Externa e Índice de Qualidade do Bem-Estar.

A qualidade do crescimento é garantida se: i) o crescimento da formação bruta de capital fixo superar o crescimento da produção de bens de consumo; ii) a produção dos bens de consumo duráveis crescer mais do que a de bens de consumo não-duráveis; iii) houver redução do foco de queimadas no país e da emissão de carbono; iv) a massa salarial crescer; e v) se a expectativa dos empresários for positiva. Cada uma dessas comparações permite duas pontuações: se o resultado atender aos critérios relacionados, somam-se 100 pontos; caso contrário, zero ponto. Logo, oÍndice de Qualidade do Crescimento pode variar entre 500 pontos (todos os itens favoráveis ao crescimento) e zero ponto (todos desfavoráveis).

Do mesmo modo, a qualidade da inserção externa é garantida se: i) a exportação de bens manufaturados crescer em relação ao total vendido ao exterior; ii) o investimento direto estrangeiro crescer em relação ao total dos investimentos estrangeiros no Brasil; iii) houver elevação dos termos de troca; iv) a renda líquida enviada ao exterior crescer abaixo da média histórica dos últimos 25 anos; v) se crescerem as reservas líquidas internacionais.

O sistema de pontuação de cada item é igual ao descrito anteriormente. Por sua vez, para mensurar melhorias na qualidade da vida social, utiliza-se como proxi: i) a queda na taxa de desemprego; ii) o aumento das ocupações formais em relação ao total; iii) a queda na taxa de pobreza; iv) a mobilidade social ascendente (ganhos reais de renda); e v) a queda na taxa de desigualdade de renda (índice de Gini). Mais uma vez, o sistema de pontuação dos itens é o mesmo.

Por fim, os três componentes são somados e divididos por três a fim de se obter uma média dos fatores que influenciam diretamente a qualidade do desenvolvimento. O resultado dessa conta é o IQD. As fontes utilizadas são IBGE (PIM e PME), Banco Central (balanço de pagamentos), FGV e Ipea(expectativas), Ipea (termos de troca) e Inpe (meio ambiente).

Confira todas as edições do IQD 2010:
IQD referente a marco de 2010
IQD referente a fevereiro de 2010
IQD referente a janeiro de 2010





Fonte: IPEA
http://www.ipea.gov.br/005/00502001.jsp?ttCD_CHAVE=639

Nenhum comentário: