SERTÃO DOS INHAMUNS
Seminário regional reúne apicultores
Crateús. Marmeleiro, canelinha, bamburral, xanana, malva branca, aroeira, algaroba, oiticica e juazeiro são plantas muito conhecidas no Ceará e nos Inhamuns. Nem todos, porém, sabem o quanto estas plantas nativas do semiárido brasileiro são importantes para a apicultura.
Os apicultores da região terão mais conhecimento sobre a flora apícola e alimentação dos seus enxames, também de forma artificial, com o Seminário Regional de Apicultura, realizado, ontem, no Teatro Rosa Moraes, em Crateús. A promoção foi do Sebrae, Cooperativa de Apicultores da Região dos Inhamuns, Banco do Nordeste e Prefeituras Municipais.
Cerca de 250 apicultores participam do seminário. Necessidade nutricional dos enxames e como preparar e ofertar a alimentação artificial aos enxames para substituir o mel e pólen, diminuídos em decorrência da estiagem, foram os principais assuntos do dia. Programas de crédito e custeio também foram repassados.
Novo Oriente, município que mais produz mel na região, foi um dos primeiros a utilizar a alimentação artificial. "Ano passado já utilizamos a técnica no segundo semestre para garantir as duas últimas floradas", diz Nazion Rosendo, apicultor do município, que produziu 300 toneladas de mel em 2009.
MAIS INFORMAÇÕES
Sebrae - Escritório de Crateús (88) 3691.2060
Agroapis
(88) 9613.1410
Nenhum comentário:
Postar um comentário