sábado, 10 de julho de 2010

Ceará discute Apicultura

SERTÃO DOS INHAMUNS

Seminário regional reúne apicultores

10/7/2010 Clique para Ampliar
Alimentação artificial das abelhas foi debatida no seminário, por conta da diminuição das plantas na estiagem 
SILVÂNIA CLAUDINO
Crateús. Marmeleiro, canelinha, bamburral, xanana, malva branca, aroeira, algaroba, oiticica e juazeiro são plantas muito conhecidas no Ceará e nos Inhamuns. Nem todos, porém, sabem o quanto estas plantas nativas do semiárido brasileiro são importantes para a apicultura.

Os apicultores da região terão mais conhecimento sobre a flora apícola e alimentação dos seus enxames, também de forma artificial, com o Seminário Regional de Apicultura, realizado, ontem, no Teatro Rosa Moraes, em Crateús. A promoção foi do Sebrae, Cooperativa de Apicultores da Região dos Inhamuns, Banco do Nordeste e Prefeituras Municipais.

Cerca de 250 apicultores participam do seminário. Necessidade nutricional dos enxames e como preparar e ofertar a alimentação artificial aos enxames para substituir o mel e pólen, diminuídos em decorrência da estiagem, foram os principais assuntos do dia. Programas de crédito e custeio também foram repassados.

Novo Oriente, município que mais produz mel na região, foi um dos primeiros a utilizar a alimentação artificial. "Ano passado já utilizamos a técnica no segundo semestre para garantir as duas últimas floradas", diz Nazion Rosendo, apicultor do município, que produziu 300 toneladas de mel em 2009.

MAIS INFORMAÇÕES
Sebrae - Escritório de Crateús (88) 3691.2060
Agroapis
(88) 9613.1410

Nenhum comentário: