quarta-feira, 14 de julho de 2010

Captação de água da chuva no Semiárido

CONSTRUÇÃO DE CISTERNAS NO SEMIÁRIDO SEGUE EM RITMO ACELERADO

São 288 famílias beneficiadas com a construção de 120 cisternas na área rural da Bahia
Créditos: Rita Tavares
A implantação das cisternas de captação de água da chuva para consumo humano no interior baiano continua a todo vapor, com a nova fase do Programa Um Milhão de Cisternas Rurais (P1MC). Os trabalhos foram iniciados no final de junho de 2010 no município de Iraquara, onde 120 cisternas serão implantadas. Destas, dez já estão prontas. Na sequência, começa a construção em Mulungu do Morro e na próxima, em Barro Alto.

O P1MC é capitaneado pela Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA Brasil) e tem o Centro de Assessoria do Assuruá (CAA) como uma das unidades gestoras no sertão. As 288 famílias beneficiadas nessa primeira etapa participaram ativamente do curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH).

Para João Pereira dos Reis, animador do P1MC, a construção das cisternas é acompanhada com muito entusiasmo pelas famílias. "A carência de água doce no nosso interior é muito grande. Então, para os beneficiados, as cisternas significam muito. As famílias estão ajudando na construção, demonstrando muita alegria e perspectiva de uma vida melhor", explica Reis.

SEMINÁRIO 

Os pedreiros que atuam na construção desta nova tecnologia social estão aplicando as técnicas discutidas no Seminário Mircrorregional de Técnicas de Construção de Cisternas, realizado no mês de junho pelo CAA, em Irecê. Os 30 pedreiros assistiram a uma palestra ministrada pelo engenheiro civil Dinálio Dourado, e participaram de atividades de campo.

"Foi um momento muito rico, pois vi que muitas técnicas que a gente aplicava durante a construção das cisternas precisavam ser aperfeiçoadas", disse Daniel Filho, um dos profissionais presentes. 

O pedreiro Aleondas Muniz de Carvalho, do município de Central, compartilha: "Fiquei muito feliz com tudo o que foi apresentado. A partir de agora, as cisternas vão ficar muito mais eficientes com as técnicas que vamos utilizar", enfatizou.

PARCERIA IRÁ CONSTRUIR 20 MIL CISTERNAS RURAIS

Ao todo, o convênio assinado no dia 28 de junho de 2010 entre 13 entidades e o Governo da Bahia, viabilizará a implantação de 18,7 mil cisternas de consumo e 1,2 mil para produção, em 110 municípios baianos, beneficiando cerca de 94 mil pessoas. 

As entidades executoras integram a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA). Os recursos estão sendo disponibilizados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza da Bahia (Sedes).

FONTE



Links referenciados

www.asabrasil.org.br

www.caabahia.org.br

www.mds.gov.br

www.sedes.ba.gov.br


2 comentários:

Mundo GEO disse...

Boa tarde, meu nome é jakson, sou fazendo um artigo sobre a implantção de cistenas no semiárido, em especial no semiárido alagoano, quero saber ser existem mapas georreferêciado da espacializaçãoe implantação de cistena, se tiver e poder me fornecer abradeço será de grande valia para meu trabalho.

jakson_jose@hotmail.com

Mundo GEO disse...

Boa tarde estou fazendo um artigo sobre a implantação de cistenas no semiárido alagoano, que saber se existe mapa georreferenciado, sobre a espacialização e implantação das cisterna se tever por favor me informe nesse endereço:

jakson_jose@hotmail.com