sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

"Padim". De patriarca dos nordestinos ao "Padroeiro das Florestas".


DEFENSOR DA NATUREZA

Padre Cícero é o ´Padroeiro das Florestas´

19/2/2010 Clique para Ampliar
Imagem do padre Cícero em artesanato do Centro Mestre Noza. O sacerdote já recomendava aos seus fiéis cuidados básicos para preservar as matas e os animais
Mais um reconhecimento é feito para o Padre Cícero. Desta vez, parte da ONG ambiental Greenpeace
Juazeiro do Norte. O Greenpeace recorre ao "Padim". De patriarca dos nordestinos ao "Padroeiro das Florestas". Esta é uma nova denominação dada pelos ecologistas do Greenpeace, Organização Não Governamental (ONG) de caráter internacional. Semana passada, o destaque no site do órgão, na versão nacional, chamou a atenção para os preceitos do Padre Cícero, trazendo mais uma denominação para o sacerdote, além de destacar o projeto "Árvore do Centenário", adotado a partir deste ano até o aniversário de 100 anos da cidade de Juazeiro do Norte, em julho de 2011. Até lá, será distribuído um milhão de mudas da árvore Juazeiro, para todo o Nordeste.

No site, também foi incluída para consulta matéria publicada no Caderno Regional do Diário do Nordeste, sobre o início da distribuição das mudas, na Romaria de Nossa Senhora das Candeias, no último dia 2. No texto, publicado no espaço Greenblog, cita Juazeiro como não só o nome de uma cidade, mas da árvore que se tornou símbolo do sertão e da terra do Padre Cícero.

O sacerdote é citado como defensor das matas e de Juazeiro. E esse ideal de defesa da natureza, que era repassado de forma tão simplificada para os romeiros, é divulgado pelo Greenpeace, por meio dos preceitos que o Padre Cícero deixou para os simples agricultores de todo o Nordeste brasileiro.

A ideia dos que fazem o Greenpeace no Brasil é vir também para Juazeiro do Norte, no segundo semestre, para espalhar os ´santinhos´ do sacerdote. Foram confeccionados mais de 20 mil deles com a imagem do Padre Cícero como "Padroeiro das Florestas", durante as festas religiosas do município. E é no segundo semestre, durante a segunda maior romaria do ano, a Romaria de Nossa Senhora das Dores, em setembro, que a ONG pretende distribuir cerca de 200 mil mudas de Juazeiro. Esta é a perspectiva, já que a campanha começou com um pouco de atraso, distribuindo apenas 3 mil, durante a Romaria das Candeias, no fim de janeiro.

Segundo divulgou na imprensa paulista, o diretor das campanhas do Greenpeace, Sérgio Leitão, a ONG começou a distribuir os preceitos ecológicos com a imagem do Padre Cícero no intuito de conscientizar a população sobre a importância de preservar a natureza.

O material também vem sendo repassado durante audiências públicas que discutem mudanças no Código Florestal no Brasil. "Em vários lugares no mundo, a religião ajuda a criar essa relação com o meio ambiente. A força desses ensinamentos é muito importante", disse Leitão. O Greenpeace pretende levar a campanha para outras regiões do Brasil.

O escritor Daniel Walker, integrante da Comissão do Centenário, aplaude a campanha. O novo título dado ao Padre Cícero é mais um que chega, segundo o escritor, e muito bem vindo. Ele considera importante envolver o "Padim" com as campanhas do Greenpeace em defesa da natureza, já que é um órgão internacional. "É um ideal de defesa da natureza que se espalha para mundo", comemora.


FIQUE POR DENTRO 
Cuidados ecológicos

Preceitos ecológicos do Padre Cícero adotados pelo Greenpeace: 
"1 - Não derrube o mato, nem mesmo um só pé de pau; 2 - Não toque fogo no roçado nem na Caatinga; 3 - Não cace mais e deixe os bichos viverem;

4 - Não crie o boi nem o bode soltos, faça cercados e deixe o pasto descansar para se refazer;

5 - Não plante em serra acima, nem faça roçado em ladeira muito em pé, deixe o mato protegendo a terra para que a água não a arraste e não se perca a sua riqueza; 6 - Faça uma cisterna no oitão de sua casa para guardar a água da chuva; 7 - Represe os riachos de 100 em 100 metros, ainda que seja com pedra solta;

8 - Plante cada dia pelo menos um pé de algaroba, de caju, de sabiá ou outra árvore qualquer, até que o sertão todo seja uma mata só; 9 - Aprenda a tirar proveito das plantas da Caatinga, como a maniçoba, a favela e a jurema, elas podem ajudar você a conviver com a seca; 10 - Se o sertanejo obedecer a estes preceitos, a seca vai aos poucos se acabando, o gado melhorando e o povo terá sempre o que comer;

11 - Mas, se não obedecer, dentro de pouco tempo o sertão todo vai virar um deserto só".


MAIS INFORMAÇÕES 
Greenpeace no Brasil:
São Paulo: (11) 3035.1155/ 3817.4600
Manaus: (92) 4009.8000/ (92) 4009.8004


ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter

Fonte: Jornal Diário do Nordeste. Caderno Regional.

Nenhum comentário: