quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

VII Congresso Internacional sobre Turismo Rural e Desenvolvimento Sustentável (CITURDES)




Apresentação


Considerado uma alternativa de renda, diversificação econômica e de conquista de mercados para os produtores rurais que encontram dificuldades financeiras com suas atividades agrícolas tradicionais, mas também uma “válvula de escape” da vida estressante e caótica vivida pelos habitantes dos centros urbanos, o turismo rural cresceu e emergiu como um setor significativo da atividade turística global. Todavia, os debates científicos sobre turismo rural no Brasil são recentes e somente a partir da metade da década de 1990, com a iniciativa de pesquisadores interessados em aprofundar as discussões sobre a temática, ganhou destaque. 

Nesse contexto, em 1998, se realizou a primeira edição do Congresso Internacional sobre Turismo Rural e Desenvolvimento Sustentável (CITURDES) o qual vem se consolidando como um dos principais fóruns de discussão das experiências e pesquisas desenvolvidas no Brasil e no mundo. 

7ª edição do CITURDES será realizada na cidade de Porto Alegre-RS no período de 12 a 15 de maio de 2010, organizada pelos integrantes do Grupo “Mercados Não-Agrícolas Rurais”, em uma promoção conjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR), da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Silveira Martins (UDESSM), da Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER/RS) e da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Esse evento bianual, que teve a 6ª edição realizada em Toluca, México, em maio de 2008, terá como objetivo geral congregar especialistas para discutir a temática central intitulada “Turismo Rural e Agricultura Familiar: Iniciativas e Inovações”

O público alvo do congresso é constituído de estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores, empreendedores, gestores de políticas públicas e profissionais ligados ao desenvolvimento rural e do turismo. O evento reunirá um conjunto de atividades, entre elas: palestras, relatos de experiências nacionais e internacionais, apresentações artísticas, mini-cursos, mostra de produtos e serviços de turismo rural, lançamento de publicações e apresentações de trabalhos científicos. A apresentação dos trabalhos científicos ocorrerá nos Grupos de Trabalhos (as normas serão divulgadas em breve). 

Apresentação de Trabalhos



Instruções para submissão de trabalhos no VII CITURDES

A apresentação dos trabalhos científicos ocorrerá nos grupos de trabalhos e deverá estar de acordo com as normas aqui especificadas:

1. Grupos de trabalho


GT1 - Inovação e empreendedorismo no turismo rural: Perfil do empreendedor. Empreendedorismo. Inovação em produtos e serviços turísticos. Oportunidades e negócios no turismo rural. Aspectos legais na constituição de empresas turísticas nas áreas rurais.

GT2 - Políticas públicas, desenvolvimento e turismo rural: Políticas públicas e marco regulatório do turismo rural. Planejamento turístico. Desenvolvimento local e sustentável. Impactos socioeconômicos. Assentamentos rurais, produção agroecológica, pequena agroindústria, multifuncionalidade da agricultura.

GT3 - Associativismo e redes no turismo rural: Gestão do turismo rural. Associatividade estratégica. Redes sociais e desenvolvimento turístico rural. Habilidades associativas e valorização turística.

GT4 - Meio ambiente e turismo rural: Turismo de aventura, de natureza e ecoturismo em áreas rurais. Turismo rural e unidades de conservação. Educação ambiental e turismo rural. Impactos ambientais do turismo rural.

GT5 - Demanda e marketing turísticos em áreas rurais: Perfil do turista, produto turístico, propaganda, estratégias de divulgação. Motivações do turista. Oferta e demanda. Novas tecnologias da informação na proteção e na captação dos clientes.

GT6 - Patrimônio, paisagem e cultura no turismo rural: Legado material e espiritual. Etnias e identidades. Paisagem. Patrimônio histórico. Artesanato, folclore, dança, gastronomia. Lazer e vivências. Patrimônio e paisagem rural.

GT7 - Temáticas emergentes em turismo rural: Turismo rural solidário ou comunitário. Turismo de saúde e termal. Turismo religioso. Turismo em aldeias indígenas e em comunidades de pescadores. Turismo paleobotânico. Mulher e turismo rural. Turismo rural pedagógico. Segunda residência. Turismo rural e hospitalidade.

2. Instruções gerais para envio dos trabalhos:


• Os trabalhos enviados ao congresso deverão ser inéditos;

• Serão aceitos no máximo dois trabalhos, contando os trabalhos com autoria e co-autoria;

• Cada trabalho poderá ter no máximo cinco autores;

• Pelo menos um dos autores deverá ter efetuado o pagamento da taxa de inscrição até o término do período de submissão para que o trabalho seja analisado pela comissão científica;

• Os idiomas dos trabalhos serão o português e/ou espanhol;

• No momento de submissão dos textos, os autores deverão especificar o grupo de trabalho escolhido;

Os trabalhos deverão ser encaminhados no período de 1 de dezembro de 2009 a 3 de março de 2010, já na sua versão completa;

• O tamanho dos trabalhos submetidos deverá ser no máximo de 8 páginas, ou seja, em torno de 3.000 palavras;

• Os trabalhos devem ser encaminhados por via eletrônica (acesse aqui o formulário!) que estará disponível na home-page do congresso;

• Os autores serão informados, através de comunicação eletrônica, da decisão da comissão científica quanto ao aceite do trabalho.

3. Formato dos trabalhos para envio à comissão científica:


• Arquivo: formato Word; deverá estar nominado com o grupo de trabalho escolhido e o nome completo do primeiro autor (GT1 – Nome e sobrenome);

• Formatação geral: Folha formato A4 com margens superior e esquerda de 3 cm e margens inferior e direita de 2 cm. Letra Arial 11;

• Título: Na primeira linha, em letras maiúsculas, tamanho 14, centralizado, em negrito, espaçamento entre as linhas simples;

• Identificação: O(s) nome(s) do(s) autor(es) deverá(ão) aparecer na segunda linha após o título, em letra tamanho 11, centralizado, na ordem sobrenome (em letras maiúsculas), nome principal (primeira letra maiúscula e demais minúsculas). As demais informações (formação acadêmica, titulação, instituição de procedência e endereço eletrônico) deverão ser colocadas em nota de rodapé;

• Resumo: Na segunda linha após a identificação, em letra arial tamanho 11, espaçamento simples, contendo no máximo 150 palavras. Não será necessária a apresentação do resumo em inglês (abstract);

• Palavras-chave: Na segunda linha após o resumo deverão ser colocadas três palavras-chave que permitam a identificação do trabalho;

• Corpo do Texto: Na terceira linha após as palavras-chave. O texto deve conter em sua estrutura os seguintes itens: Introdução, metodologia, resultados e discussão, conclusão e referências bibliográficas. Alinhamento justificado, com a primeira linha apresentando recuo de 1,25 cm. Espaçamento simples. Letra de tamanho 11. As citações diretas com mais de três linhas devem ser apresentadas com recuo de 4,0 cm e tamanho de letra 10;

• Tabelas, gráficos, quadros e ilustrações: Evitar a utilização de ilustrações e gráficos coloridos. Quando for indispensável para o trabalho seguir as normas da ABNT;

• Citações: devem realizar-se pelo sobrenome do autor (ou autores, no caso de serem dois), seguido do ano em que foi publicado, entre parêntesis. Mais que três autores: se deve referir o sobrenome do primeiro, com as regras definidas para um único autor e acrescentar “et al”;

• Notas de rodapé: A introdução de notas de rodapé, na medida do possível, deve ser evitada ou ser utilizada de forma excepcional e exclusivamente para complementar informação utilizada no corpo principal do texto da comunicação;

• Referências bibliográficas: Ao final do texto, com espaçamento simples, letra de tamanho 11 e de acordo com as normas da ABNT. Citar apenas o autor referido no texto. A literatura citada e a restante bibliografia consultada devem ser ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor, seguido dos restantes autores (em minúsculas) e a data de publicação. No caso de jornal, revista científica ou livro de comunicações de um congresso, deverá incluir-se o título completo do artigo, o título do jornal, revista ou congresso, o volume, o número da publicação e a(s) página(s). No caso de um livro, deverá incluir-se o título, a cidade e o país da publicação e o nome do editor, seguido do número total de páginas.

MAIS INFORMAÇÕES: 


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