domingo, 28 de fevereiro de 2010

IV Festival BNB das Artes Cênicas reunirá 190 eventos e apresentará 75 espetáculos em 12 mostras


FORTALEZA, 26.02.2010 - O Banco do Nordeste realiza o IV Festival BNB das Artes Cênicas, nos Centros Culturais Banco do Nordeste-Fortaleza, Cariri (em Juazeiro do Norte, região sul do Ceará) e Sousa (no alto sertão paraibano), no período de 02 a 30 de março, para marcar o Dia Mundial do Teatro (27 de março). Gratuita ao público, a programação do Festival abrange um total de 190 eventos durante esses 29 dias. 

O IV Festival BNB das Artes Cênicas envolve um diversificado elenco de atividades orientadas para o exercício teatral. No Festival serão realizadas doze mostras cênicas (Brasil, Nordeste, Teatro de Rua, Infantil, de Dança, Ceará, Paraíba, Cariri, Alto Sertão, Primeiro Ato, de Esquetes e de Contos), compreendendo 75 espetáculos de companhias de oito estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia).

No final da última sessão de cada espetáculo das mostras Brasil, Nordeste, Dança, Ceará, Cariri, Alto Sertão e Primeiro Ato, o público poderá dialogar com os artistas sobre as peças apresentadas, o processo de criação e o fazer teatral.

Dois eventos ganham destaque, no CCBNB-Fortaleza, pela participação especial de duas personalidades das artes cênicas brasileiras. Ricardo Guilherme - ator, dramaturgo e diretor cearense, formulador da teoria e do método do Teatro Radical Brasileiro, com uma teatrografia de mais de cem espetáculos realizados, completando quatro décadas de atividade este ano, numa trajetória nacional e internacional - concederá entrevista aberta, ao vivo, compartilhando com o público sua história de vida e trajetória artística, no programa Nomes do Nordeste. Também será lançado o segundo livro da coleção Diálogos Emergentes, fruto do Seminário Avançado de Arte com o tema geral "O Teatro em Diálogo com Outras Linguagens", realizado pelo Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza, durante a terceira edição do Festival, em 2009.

Na programação deste ano, a Mostra Brasil traz espetáculos de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul (um de cada um desses Estados). Prosseguem no roteiro do Festival as mostras Nordeste, Teatro de Rua, de Esquetes, de Contos, Infantil, Ceará, Cariri e Primeiro Ato - esta última destacando novos talentos, porém já com notável desenvoltura em termos de linguagem e encenação teatral.

A Mostra Nordeste abarca um total de 15 apresentações de oito peças teatrais de quatro estados da Região (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia). Por sua vez, a Mostra Teatro de Rua abrange 30 apresentações de 15 espetáculos cearenses, potiguares, paraibanos e paulista, que serão exibidos em praças, colégios, centros culturais e associações comunitárias de sete cidades do Ceará (Fortaleza, Juazeiro do Norte, Abaiara, Barbalha, Caririaçu, Potengi e Milagres) e um município paraibano (Sousa). E a Mostra de Esquetes traz oito encenações rápidas no decorrer do mês.

Multimídia e educativa, a programação do Festival abrange ainda a realização de dois cursos de apreciação de arte, cinco oficinas de formação artística e três oficinas de arte infantis; exibição de três filmes, na série "Cinema com Shakespeare"; apresentações cênico-musicais de manifestações da tradição cultural, no sul do Ceará; passeios culturais de trenzinho, visitando o Theatro José de Alencar e o Centro Histórico de Fortaleza, entre outras atividades.

Promotor do Festival, o BNB cumpre seu papel como principal órgão do Governo Federal para o desenvolvimento da Região Nordeste, na medida em que estimula toda a cadeia produtiva das artes cênicas, gerando emprego e renda no setor, criando novas oportunidades e promovendo a formação profissional de todos os que se dedicam à atividade teatral, além de oferecer visibilidade para novos artistas e possibilidade de acesso a outros eventos de caráter nacional. 

ENTREVISTAS E INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

* Carolina Teixeira (coordenadora do IV Festival BNB das Artes Cênicas)
(85) 3464.3108 / 9629.1777 - carolinatr@bnb.gov.br

* Tibico Brasil (gerente de Gestão da Cultura do BNB)
(85) 3464.3109 / 8733.8309 - tibico@bnb.gov.br <mailto:henilton@bnb.gov.br

* Carmen Paula (gerente do CCBNB-Fortaleza)
(85) 3464.3111 / 8635.6031 - cpaulavm@bnb.gov.br

* Lênin Falcão (gerente do CCBNB-Cariri)
(88) 3512.2855 / 8802.0362 - lenin@bnb.gov.br <mailto:anastacio@bnb.gov.br

* Ricardo Pinto (gerente do CCBNB-Sousa) 
(83) 3522.2980 / 8802.5737 - yuca@bnb.gov.br

* Luciano Sá (assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste)
(85) 3464.3196 / 8736.9232 - lucianoms@bnb.gov.br

Nenhum comentário: