sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Ceará - Professores da Rede Pública são capacitados para educação ambiental


Professores são capacitados em meio ambiente

12/2/2010 Clique para Ampliar
Acelerar a conscientização: José Oswaldo Bezerra Carioca proferiu palestra para os educadores
A meta do Conpam é capacitar, até 2011, pelo menos oito mil professores, que são ser multiplicadores

Professoresda rede pública Estadual e Municipal de Ensino de 51 municípios cearenses receberam capacitação, esta semana, em Fortaleza, em educação ambiental. Foram mais de 100 educadores, sendo quatro, da Capital
cearense. O curso foi desenvolvido em cinco módulos e teve início no dia 8 de fevereiro, seguindo até hoje. 

O investimento é do Governo do Estado do Ceará, sob organização do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Governo do Estado do Ceará (Conpam). “A proposta é instrumentalizar os professores dos ensinos Fundamental e Médio para trabalharem a questão ambiental nas matérias ministradas por eles, sem que necessite
haver uma disciplina específica”, explicou a educadora da célula ambiental do Conpam, Maria José Holanda.

Os temas tratados no curso, por especialistas, foram: educação ambiental, gestão ambiental, legislação ambiental, projetos educativos, energia e meio ambiente, saneamento ambiental e ética e cidadania.

Os educadores são responsáveis por levar os ensinamentos adquiridos para outros professores dos seus municípios, formando turmas de 40 pessoas. Além disso, eles devem elaborar um projeto para apresentar nas cidades. O Conpam visita todas as locais que participaram do curso para ajudar os profissionais na transmissão do conteúdo.

Os cursos começaram em 2007, quando foi formada uma turma de 100 professores. Em 2008, foram capacitadas 1.800 pessoas e, no ano passado, 2.400, totalizando 4.200 professores da rede pública.

“A meta é capacitar, pelo menos oito mil professores, até 2011”, informou a educadora. Em 2010, os professores terão até o fim do ano para formar as turmas, levando os ensinamentos aos outros educadores.

Para o professor de Energia e Meio Ambiente da Universidade Federaldo Ceará (UFC), José Oswaldo Bezerra Carioca, na educação para crianças e jovens, o tema ambiental é mais difícil de ser assimilado, mas é quando se deve dar início. “Educação ambiental é, hoje, prioridade neste momento de transição em que vivemos”, ressaltou.

De acordo com o professor, quando se faz qualquer atividade é preciso pensar nos impactos ao meio ambiente. “É um tema que já está começando a ser tratado por todos.Mas ainda é necessário acelerar a conscientização”. Para ele, isso vai depender do nível de educação voltada para a área.

LINA MOSCOSO
REPÓRTER

Fonte: Jornal Diário do Nordeste. Caderno Cidades. 

Nenhum comentário: