sábado, 27 de fevereiro de 2010

IGA 2010: Conferência discute aprimoramento da caprinocultura mundial




Por Aline Guedes

Será realizada em Recife (PE), no período de 19 a 23 de setembro, a 10ª Conferência Internacional de Caprinos (IGA 2010), cujo principal objetivo é discutir problemas e soluções para o desenvolvimento da caprinocultura nacional e mundial. A programação é fruto de uma parceria firmada entre o Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCT), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/CNPC), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Empresa Paraibana de Pesquisa Agropecuária (EMEPA), que constituem o Comitê Executivo do evento.

Com o tema central “Desenvolvimento tecnológico e medidas associativas para o desenvolvimento da produção de pequenos ruminantes”, a 10ª Conferência se destina a agricultores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação. A programação será composta por simpósios, fóruns e debates com cientistas, técnicos, políticos e produtores. Serão 35 palestras com convidados nacionais e internacionais, nas quais, durante os quatro dias, se discutirão os problemas e soluções para o desenvolvimento da caprinocultura no Brasil e no mundo. 

O diretor do INSA, Roberto Germano Costa, afirma que é perceptível a importância econômica e social da caprinocultura no Semiárido, onde as condições climáticas dificultam a exploração agrícola. Ele explica que nessa região, a atividade já consolidou sua importância e viabilidade, despertando o interesse de criadores com visão empresarial.

“A importância econômica e social dos caprinos criados no Nordeste do Brasil reside na produção de leite e carne, para alimentação das populações de média e baixa renda, como fonte de proteína animal de baixo custo, e na produção de peles, que é mais uma fonte de renda” avalia Germano.

A International Goat Association (IGA) é uma sociedade sem fins lucrativos que tem por missão promover a pesquisa e o desenvolvimento da caprinocultura para o benefício da humanidade, melhorando a qualidade de vida das pessoas no mundo. Com essa finalidade, a IGA promove várias ações, dentre elas a Conferência Internacional de Caprinos. A 10ª edição do evento ocorrerá no Mar Hotel Recife. Os interessados devem fazer sua inscrição online, por meio do endereço eletrônico: http://www.iga2010.com.br/pt/


Aline Guedes
Assessoria de Comunicação
Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCT)
Edifício da Associação Comercial e Empresarial
Av. Floriano Peixoto, 715 – 2º andar Centro
CEP: 58.400-165 Campina Grande/PB 
Telefone:(55 83) 2101-6409 
Fax:(55 83) 2101-6403 
Celular: (55 83) 8738-6208

Nenhum comentário: