quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O perfil do nordestino


O programa Centro de Debates de 1986 recebeu Moreira Campos, Eusélio Oliveira, Oswald Barroso, Gentil Barreira e Dimas Macedo para conversar sobre o tema.



No dia 31 de agosto de 1986, o antigo programa Centro de Debates da Rádio Universitária recebeu o escritor Moreira Campos, o crítico de cinema Eusélio Oliveira (na época diretor da Casa Amarela da Universidade Federal do Ceará), o poeta e jornalista Oswald Barroso, o fotógrafo Gentil Barreira e o escritor e critico literário Dimas Macedo. O tema em debate era o perfil e a imagem que se fazia (e ainda se faz) do homem nordestino.

A partir da análise de cada um em seu campo de atuação (meios de comunicação e artes em geral) a conversa gira em torno da construção e da permanência de um esteriótipo sobre o homem nordestino que é questionado e levado para uma contextualização histórica e política.

Para quem não teve a oportunidade de ouvir essa interessante conversa vale a pena conferir o programa que está disponibilizado abaixo na íntegra. E para quem já ouviu vale a pena reouvir e ver que a discussão ainda se encaixa perfeitamente hoje em dia.

Ouça o programa:

publicado em 15/12/2009

Nenhum comentário: