segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Ceará - Incêndios na Caatinga

ALERTA AMBIENTAL (14/8/2010)

Começam focos de incêndio em áreas da Caatinga

14/8/2010 Clique para Ampliar
O fogo alastra-se mais rapidamente neste período do ano. No Cariri e em General Sampaio, o incêndio já começou
ANTÔNIO VICELMO

Clique para Ampliar
A brigada de combate e Prevenção ao Fogo é formada por agricultores residentes na Área de Proteção Ambiental da Floresta Nacional do Araripe 
ANTÔNIO VICELMO
Áreas secas da Caatinga são propícias a focos de incêndio neste segundo semestre, diante dos fortes ventos

Sobral. Neste segundo semestre aumenta o perigo de incêndios florestais na zona rural do Estado. A vegetação na Caatinga está mais seca e os ventos são mais fortes neste período, o que provoca o avanço do fogo com mais facilidade. Brigadistas contra incêndio treinados pelo Corpo de Bombeiros estão em estado de alerta. Focos de fogo já começam a ser registrados em diferentes pontos do Estado. Porém, há áreas onde não existe a atuação dos brigadistas.

Um deles acontece numa área de manejo da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) da Caatinga Francy Nunes, próximo a General Sampaio. De acordo com a presidenta da Associação de RPPN Asa Branca, Kelma Nunes, o fogo começou na quarta-feira, numa área que fica a margem da CE-341, e ganhou proporções incontroláveis. "A falta de pessoas dispostas a apagar os focos que iniciaram naquele dia deixou a situação fora de controle", disse, afirmando que a velocidade dos ventos na região também foi outro fator que contribuiu para as labaredas se alastrarem.

Ela denuncia que na região, a 140km de Fortaleza, não existem brigadistas nem Corpo de Bombeiros, e que os moradores não foram treinados para enfrentar situação como essa. "No dia seguinte ao incêndio uma equipe do Corpo de Bombeiros, de Fortaleza, chegou ao local mas pouco pode fazer", informou Kelma Nunes. De acordo com moradores da região, uma outra equipe do Corpo de Bombeiros, formada por quatro homens, está região desde a noite de quinta-feira.

"Estamos um pouco mais otimistas com a situação, espero que até, o fim desta semana, a coisa volte a normalidade", disse o ambientalista Francy Nunes, proprietário da área que foi atingida pelo fogo.

Ele acredita que pelo menos 20 hectares de cerrado já foi queimado. "Não dá para se ter uma verdadeira noção do perigo, pois em alguns locais a mata é muito densa. Pelo rastro de destruição, muitas árvores já foram queimadas e dezenas de animais, entre eles gado, já morreram queimados", disse Francy Nunes.

Combustão espontânea

Para o capitão Roberto Moraes, comandante do Corpo de Bombeiros da Unidade de Sobral, a combustão espontânea acontece por vários motivos. Entre eles, a pastagem está muito seca e há falta de cuidado de alguns agricultores, que na hora de fazer a limpeza do terreno, queima o vegetal. "Eles devem fazer isso com muita segurança e afastar todo material que possa levar o fogo para outra região. Caso contrário, provocará incêndio", comentou.

Ele garantiu que, na manhã de ontem, uma equipe com três homens e um caminhão-tanque saiu de Sobral para o local do incêndio. Eles também vão contar com auxílio de um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

"Muitas vezes se torna difícil o trabalho porque os veículos de combate ao incêndio não consegue chegar ao local do fogo. Para isso utilizamos abafadores bomba costal".

Sobre treinamento para os moradores ensinando como agir numa situação como essa, Moraes informou que o Corpo de Bombeiros tem realizando, entre a comunidade, treinamentos de combate à incêndio. Porém, o enfoque é dado mais no combate de incêndio em indústria e residências.

A área próxima da reserva que está sendo destruída pelo fogo tem uma área de 200 hectares. Foi eleita entre as demais propriedades de reservas do Ceará, para ser beneficiada com um plano de conservação de manejo da biodiversidade no ano de 2004.

Domínio privado

Por definição legal, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é unidade de conservação de uso sustentável, de domínio privado, e tem por objetivo, conservar a diversidade biológica. Tem o caráter de perpetuidade, conferido por meio de Termo de Compromisso que deve ser averbado à margem da inscrição no Registro Público de Imóveis. Pela legislação atual, há vantagens para os proprietários de RPPNs, como a isenção do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR).

Hectares

200 hectares possui a área próxima da reserva que está sendo destruída pelo fogo, perto da RPPN Francy Nunes, localizada no Município de General Sampaio, no Ceará

MAIS INFORMAÇÕES 
Corpo de Bombeiros, 193
Associação Asa Branca
(85) 4006.8079
www.acaatinga.org.br/asabranca

Wilson Gomes
Colaborador

PLANTÃO NA CHAPADA
Brigadistas mobilizam ação no Cariri

Crato. "Quando vires à barba do teu vizinho a arder, põe a tua de molho". Com base neste adágio popular e, principalmente, levando em consideração os primeiros focos de incêndio registrados na Área de Proteção Ambiental do Araripe (APA), os órgãos ambientais do Cariri mobilizaram as brigadas de combate a incêndios. Equipados com oito aparelhos móveis de radiocomunicação, duas estações fixas, uma viatura e seis motos, 21 brigadistas estão espalhados na área da Floresta Nacional do Araripe (Flona) com a finalidade de combater eventuais incêndios. Os brigadistas estão de plantão em pontos estratégicos da Flona: Casa sede, Cabeça da Ladeira do Belmonte, Malhada Bonita, Santa Rita e Sítio Flores.

Nos últimos 10 dias foram registrados três focos de incêndios: dois no Sítio Granjeiro, no Crato, a menos de um quilômetro da floresta, e um na Ladeira do Esse, na encosta da serra, no Município de Barbalha. Os dois focos foram debelados, mas deixaram um sinal de alerta.

A chefe da Floresta Nacional do Araripe, Verônica Figueiredo, adverte que, a partir deste mês, quando sobe a temperatura, o risco de incêndio aumenta. O quadro é agravado com os fortes ventos que estão sendo registrados na região, bem como a temporada de queimadas que começa no próximo mês. "Por isso, a vigilância será redobrada", garante Verônica.

Este ano, as chuvas terminaram cedo. O pasto já está começando a secar, aumentando o risco de fogo. Ontem, a velocidade do vento na Floresta Nacional do Araripe, de acordo com a Estação Meteorológica da Chapada, variou entre 4 a 7 metros por segundo. A temperatura apresentou uma média de 21 graus, enquanto a umidade relativa do ficou em torno de 53%.

Área urbana

Verônica acrescentou que, além dessa equipe contratada pelo ICM-Bio, outros sete brigadistas foram selecionados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em convênio com a Prefeitura do Crato, para atuar na área urbana da cidade.

A Brigada de Combate e Prevenção ao Fogo é formada por agricultores residentes na Área de Proteção Ambiental, que conhecem como a "palma da mão" a Floresta do Araripe, um dos últimos redutos da Mata Atlântica, que ocupa uma extensa área na fronteira do Ceará com Pernambuco, abrangendo partes dos municípios de Barbalha, Crato, Jardim e, ainda, Santana do Cariri, no Sul do Estado.

Já foram catalogadas 88 espécies de aves pertencentes a 34 gêneros distintos. Entre elas, destaca-se o Soldadinho-do-Araripe, ave que somente é encontrada na região da Flona Araripe. A fauna do local é composta, também, por diversas espécies de répteis, insetos e mamíferos. A vegetação predominante é de cerradão. Existem faixas de transição que apresentam traços de Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.

Unidade de conservação

A Floresta Nacional do Araripe-Apodi, mais conhecida como Flona Araripe, é uma unidade de conservação brasileira situada na Chapada do Araripe, administrada pelo Ibama e integrante do Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNUC). Tem área total de 39.262,326 hectares. A Flona fomenta e protege as matas existentes na Chapada como também protege as nascentes, conserva a fauna e promove recreação pública. Constitui, ainda, importante refúgio para a fauna regional, inclusive para espécies ameaçadas de extinção.

MAIS INFORMAÇÕES:
Escritório do Ibama
Praça Joaquim Fernandes
Teles, S/N, Crato (CE)
(88) 3521.1529/ (88) 3521.1906

Antônio Vicelmo
Repórter

Um comentário:

Anônimo disse...

e grande esse texto mas, deve ser muito legal mas ainda vou ler.