terça-feira, 31 de agosto de 2010

Notícias enviadas pelo Prof. Ladislau Dowbor

Caros amigos,
 
Recomendo a todos vocês, o documento 2050 Vision: The new agenda for business in brief . Trata-se de um quadro dos desafios para 2050, desenhado por 29 grandes empresas transnacionais, no quadro do World Business Council for Sustainable Development. O relatório está em inglês, mas deverá ser traduzido para o português em breve.
 
Convido-os também, a conhecerem o recém criado IIRC, rede para reformular os sistemas de informações em prol da construção de uma governança adequada dos países e das corporações. O sistema já conta com a participação de 33 organizações e tem Hazel Henderson como uma importante colaboradora desta iniciativa. Vejam maiores informações através do site: http://www.integratedreporting.org/
 
Já em Dicas de Leitura do nosso site, publiquei duas resenhas. Uma sobre o Compêndio de indicadores de sustentabilidade das nações de Anne Louette, bastante útil que reúne um  conjunto de métodos simples de contabilidade tecnicamente mais corretos e sobretudo mais atualizados para responder à evolução da economia moderna. A outra é sobre o excelente trabalho de James Lovelock, The vanishing face of Gaia , em que o autor, ícone do movimento ambientalista, apresenta fortes argumentos de que o aquecimento global está sendo fortemente subestimado, em particular porque os frágeis modelos que temos para prever as mudanças climáticas são baseadas em extrapolações que têm dificuldades em incluir os reforços circulares (feedbacks) das dinâmicas. 
 
Por fim, aviso que o documento Brasil: um outro patamar já está circulando através de várias newsletters, sites e blogs. Agradeço a todos que reproduziram este texto e comunico que na próxima semana estarão disponíveis as versões em inglês e em espanhol no nosso site.
 
Um abraço,
Ladislau Dowbor

Nenhum comentário: