domingo, 22 de agosto de 2010

V SOBER Nordeste e XI Semana de Economia da URCA

Mudanças Climáticas Globais e Desenvolvimento Rural do Nordeste: impactos econômicos, sociais e ambientais 


O Encontro Regional da SOBER Nordeste (Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural) de 2010 será realizado na cidade de Crato, CE, na Universidade Regional do Cariri (URCA), de 17 a 19 de novembro de 2010. Terá como tema central "Mudanças climáticas globais e desenvolvimento rural do Nordeste: impactos econômicos, sociais e ambientais", tendo como público alvo: professores, pesquisadores, estudantes e profissionais técnicos, movimentos sociais e empresários vinculados às áreas das ciências sociais aplicadas e ciências humanas com temas sobre o meio rural e o agronegócio. Os temas discutidos em torno da temática geral do evento serão: O processo de desertificação no Nordeste: inter-relações socioeconômicas e ambientais; Estratégias de desenvolvimento sustentável para regiões semiáridas; Financiamento do desenvolvimento sustentável em regiões semiáridas; A pesquisa científica e suas aplicações para o desenvolvimento rural do Nordeste: o que está sendo feito? O que precisa ser feito?; e Perspectivas para o semiárido e o Nordeste brasileiro: estratégias de desenvolvimento, instituições e políticas públicas. 

Submissão de trabalhos: http://soberne2010.urca.br/trabalhos.html 

COORDENAÇÃO GERAL
Prof. Ms. Francisco do O Lima Júnior (URCA)
Profa. Dra.Francisca Laudeci Martins (URCA)
Prof. Dr. José Micaelson Lacerda Morais (URCA)
Prof. Dr. Wellington Ribeiro Justo (URCA)
Profa. Dra. Eliane Pinheiro de Sousa (URCA)

SUBMISSÃO DE TRABALHOS: 

A Submissão pode ser para duas categorias: Apresentação Oral ou Painel seguindo as seguintes normas: 

APRESENTAÇÃO ORAL 

Na página de rosto deverá constar o Título do trabalho (máximo de 17 palavras), resumo (máximo 200 palavras), palavras-chaves (três a cinco), identificação da área temática e tipo de trabalho (oral ou pôster) . Os artigos deverão ser organizados da seguinte forma: Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões e Referências Bibliográficas. Cada Autor poderá submeter até dois trabalhos e cada trabalho poderá conter até no máximo cinco autores. 

Os trabalhos não podem passar de 20 páginas (numeradas), incluindo as Referências Bibliográficas e os anexos. Os trabalhos devem ser enviados UNICAMENTE EM FORMATO PDF, fonte Arial, tamanho 12, intervalo (entre linhas) de 1,5. As páginas deverão ser configuradas no tamanho A4 com margens laterais, superior e inferior com 2,5cm. As citações diretas, indiretas, notas de rodapé, tabelas e Referências Bibliográficas devem seguir as especificações adotadas pela ABNT. Recomenda-se aos autores o máximo cuidado na redação e correção dos seus trabalhos, uma vez que, se aprovados, serão publicados nos Anais tal qual enviados. 

PAINEL 

Nesta modalidade deverá ser encaminhado um Resumo Expandido com até 3 páginas contendo: Título, Identificação da área temática do trabalho, Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados e Discussão e Referências Bibliográficas. 

AS ÁREAS TEMÁTICAS: 

1) Agricultura Familiar e Ruralidade 
Ivan Targino (UFPB) 
Maria Messias (URCA) 
Antonio César Ortega (UFU) 
Arthur Yamamoto (BNB) 

2) Reforma Agrária e Políticas Públicas 
Suely Chacon (UFC-Cariri) 
William Eufrásio Nunes Pereira (UFRN) 
Ronald Albuquerque e Figueiredo (URCA) 

3) Transferência e Apropriação Social da Ciência, Tecnologia e Inovação 
Wellington Ribeiro Justo (URCA) 
Monaliza Ferreira (UFPE-CAA) 
Christiane Luci Bezerra (URCA) 

4) Comercialização e Mercado de produtos Agropecuários 
Roberto Dias (URCA) 
Eliane Pinheiro de Sousa (URCA) 
João Ricardo Ferreira de Lima (UFPB) 
Jorge Mariano da Silva (UFRN) 

5) Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente 
Francisco do O’ Lima Júnior (URCA) 
Francisca Laudeci Martins (URCA) 
Wendell Márcio Araújo Carneiro (BNB) 

6) Gestão Rural e Agronegócio 
Robério Telmo Campos (UFC) 
Kilmer Coelho Campos (UFC) 
Écio de Farias Costa (UFPE) 
Maria Jeanne Gonzaga de Paiva (URCA) 

As inscrições poderão ser feitas a partir de 23 de agosto de 2010, através do site: http://soberne2010.urca.br. O prazo para submissão será até o dia 02 de Outubro de 2010. A relação dos trabalhos aprovados será divulgada no dia 02 de Novembro de 2010. 

A Comissão informa: para que os trabalhos aprovados sejam publicados no CD dos Anais faz-se necessário que pelo menos um dos autores esteja inscrito no evento. 

Nota Geral: não serão aceitos trabalhos em que o autor ou co-autor faça parte do grupo de pareceristas na área temática na qual o artigo foi submetido

Nenhum comentário: