segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Economia Solidária em prática no Sertão

AL: Sertanejos investem em associações

Arranjo Produtivo Local (APL) Ovinocaprino no Sertão permite a criação de animais e fortalece a economia da região
11 de agosto de 2010 - 16:29 - Por TM
Related Posts with Thumbnails

Foto: Divulgação
A Associação dos Artesãos em Couro de Batalha (AACB) está transformando a vida de moradores da localidade. Desde que começaram a fazer parte do Arranjo Produtivo Local (APL) Ovinocaprino no Sertão, eles perceberam a importância do associativismo e passaram a acreditar no desenvolvimento sustentável, a partir da produção de artesanato feito com couro de boi, carneiro e até do peixe tilápia.
Instituída oficialmente há três anos, a Associação Sertaneja já representa o artesanato de Batalha em várias feiras de artesanato pelo país. A entidade é formada por artesãos que há décadas se dedicam à fabricação das famosas sandálias “xô boi”, que também ganhou uma versão feminina com salto, a “xô bela’.
As criações foram se diversificando através de cursos e oficinas com designers do Sebrae Alagoas e atualmente os artesãos produzem bolsas, pastas para notebooks, porta-moedas, brincos, chaveiros, entre outros produtos, além de aceitarem encomendas de peças feitas em couro.
Instalada em um prédio cedido pela prefeitura de Batalha, a Associação Sertaneja permanece de portas abertas durante toda a semana. No local, os artesãos trabalham na produção das peças. Toda a renda com a comercialização dos produtos é dividida entre os associados.
O Arranjo Produtivo Local Ovinocaprino no Sertão, mantido pelo governo do Estado, executa ações que vão desde a criação dos animais até a fabricação e venda do artesanato em couro.

Nenhum comentário: