quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Gestão de águas no Semiárido - Crateús-CE

AÇUDES DO CEARÁ (23/8/2010)

Crateús terá sexto maior reservatório

23/8/2010 Clique para Ampliar
Leito do Rio Poty, a cerca de 2km do Distrito de Ibiapaba, onde será construída a Barragem Fronteiras 
SILVANIA CLAUDINO
O Dnocs abre as propostas para pré-qualificação da execução da construção da Barragem Fronteiras

Crateús. Nestes dias as atenções deste Município de Crateús estão voltadas para o ponto inicial de uma das obras mais esperadas na cidade, a Barragem Fronteiras. É que, amanhã, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) fará a abertura das propostas para pré-qualificação da execução das obras e serviços de construção da referida barragem, que integrará o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), cujo valor será de R$ 300 milhões. Terá capacidade de acumulação de 488 milhões de metros cúbicos de água proporcionando o abastecimento de cerca de 40% da população urbana de Crateús e 20% da população rural. O volume é o sexto maior do Ceará.

Neste recurso estão incluídas a construção do açude, as desapropriações e serviços de uma parte da estrada de ferro. "Essa obra é muito importante para a região de Crateús que é sempre seca e que contribuirá para evitar as cheias no Estado do Piauí, porque ela vai barrar o Rio Poty", anuncia o diretor geral do Dnocs, Elias Fernandes. Ele prevê que a obra do Açude Fronteiras começará ainda neste ano com duração de três anos.

A partir daí a população saberá quem será a empresa vencedora da construção da obra, que trará impacto hídrico de grandes proporções ao Município e região. "Consideramos a Barragem Fronteiras como a redenção da região, que com a obra vislumbrará um crescimento e desenvolvimento nunca vistos na região da Ibiapaba e de Crateús como um todo", diz o sub-secretário de agricultura de Crateús, Teobaldo Gonçalves. Ele participou dos primeiros levantamentos feitos para a obra, em 1993. Segundo Gonçalves, com a construção será possível o controle de enchentes, a garantia do abastecimento de água em caso de seca prolongada da sede de Crateús e irrigação de área de 5 mil hectares, beneficiando mais de 100 mil pessoas.

MAIS INFORMAÇÕES:
Dnocs
www.dnocs.gov.br/ (85) 3288.5100
Secretaria de Agricultura de Crateús (88) 3691.2127

Nenhum comentário: