terça-feira, 17 de agosto de 2010

História do Sertão preservada em Quixeramobim - CE

SERTÃO CENTRAL (2/8/2010)

Trilhas e pinturas rupestres contam história do sertão

2/8/2010 Clique para Ampliar
Pedra do Letreiro, em Quixeramobim, é um dos locais que registra traços dos povos primitivos que viveram no sertão. São mais de 800 inscrições 
FOTOS: ALEX PIMENTEL

Clique para Ampliar
Trilha do Olho D´água. Nos fins de semana, caravanas de empresas visitam trilhas. São disputadas gincanas com caça ao tesouro e provas voltadas à preservação do meio ambiente.
Mesmo necessitando de cuidados, percursos naturais e históricos conservam tesouros do Vale Monumental

Quixeramobim - Imaginar um sertão sem opções de lazer é não conhecer suas potencialidades, principalmente, as naturais. A mata seca, fechada, esconde segredos perceptíveis aos olhos dos aventureiros, de quem está disposto a caminhar léguas, superar obstáculos, desafios e o próprio cansaço.

De repente pode surgir uma interessante atração diante dos nossos olhos. Trilhas, dezenas delas espalhadas pelo Vale Monumental do Sertão Central, são um desafio e tanto, para se guardar na memória.

Uma delas dá acesso a um dos mais importantes sítios arqueológicos da América Latina, a Trilha do Letreiro. São pouco mais de 3Km de travessia na mata nativa até chegar às formações rochosas com inscrições rupestres de seis a sete milhões de anos. Somente quem tem muita experiência está acostumado com a vegetação e a geografia da região, e consegue ir até o parque recheado de história.

Essa experiência já foi vivida pelo professor e historiador Neto Camorim. Agora nas férias seria ideal formar grupos de excursão até o recanto histórico situado na Fazenda Alegre, situada a 15Km do Centro de Quixeramobim. Uma oportunidade e tanto para conhecer uma das mais curiosas provas da evolução humana. Mas quem resolver ir até lá vai chegar cansado e decepcionado. A trilha não existe mais. O educador alerta as secretarias de Turismo do Município e do Estado para a recuperação do acesso.

Percurso

Mesmo assim, participar do passeio, com pouco mais de uma hora de caminhada, apreciando veredas e mata branca - vegetação tipicamente sertaneja - até a área com centenas de inscrições e gravuras, é no mínimo interessante. Para a educadora Gilmara Araújo, os exóticos símbolos ajudam a reconstruir a vida das primeiras civilizações a habitarem aquela faixa de terras. "Nossos ancestrais deixaram um grande acervo a ser pesquisado. Aspectos da vida cotidiana como a caça, o sexo e a morte são essências das primeiras criações da humanidade. Estão lá", diz.

Pinturas

Segundo a geógrafa e ex-secretária de Turismo de Quixeramobim, Terezinha Oliveira, o Município registra em pedra os traços e costumes de alguns povos primitivos do sertão. Além da Pedra do Letreiro, as marcas espalham-se na zona rural: Canhotinho, São José, Mocó, Poço da Serra e Serrote Santa Maria, na Fazenda Caraíbas; e ainda, na Cachoeira do Nêgo; os serrotes da Onça e da Fortuna, na localidade de Tanquinhos e o serrote da Lagoa do Fofo, na Fazenda Jordão.

A trilha do Olho D´Água costuma ser uma das mais procuradas no inverno. Nesta época do ano ainda seria possível ver a fonte que deu origem ao nome do lugar, mas o castigo da estiagem também chegou por lá este ano. Não bastasse a desventura meteorológica, o portal desabou, literalmente. Sobra a exuberante paisagem a ser apreciada, mas falta manutenção. Vândalos depredaram placas de sinalização e pontos de apoio.

Apesar da falta de cuidado, bromélias e cactos dão um colorido especial ao trajeto. Juremas, paus brancos, catingueiras, pereiros, timbaúbas, araçás e marmeleiros emolduram a enorme rocha.

Vale Monumental

A homogeneidade da paisagem de Quixeramobim e Quixadá levou a Secretaria de Turismo do Ceará (Setur) a agrupar os dois municípios no "Vale Monumental do Ceará", região delimitada pela Setur com o intuito de inclusão dos roteiros dirigidos ao meio científico e aos apreciadores da natureza. Em Quixeramobim, foram realizadas melhorias na Pedra do Letreiro e no Olho D´Água, entretanto, é necessário recuperar as estruturas. Foram danificadas ao longo do tempo, pela ação da chuva e o descuido dos visitantes, avalia Terezinha Oliveira.

Divulgação

Em 2008, a Prefeitura de Quixeramobim formulou projeto enviado ao Ministério do Turismo e Setur, para a obtenção de recursos voltados a uma ação de divulgação destes locais, através informativos, como catálogos e folders a serem distribuídos nos centros de estudos e junto às operadoras de turismo, cuja atenção é voltada apenas para o litoral. "Cabe aos órgãos governamentais uma revisão do ´marketing´ quanto aos destinos turísticos do Estado", completa a especialista.

Conforme o atual secretário de Cultura e Turismo de Quixeramobim, Clébio Pavone, a Prefeitura está levantando orçamento para a recuperação das trilhas do Letreiro e do Olho D´Água. Pelos cálculos da secretaria, dentro de 90 dias os acessos estarão recuperados. Ele ressaltou, porém, a necessidade da conscientização dos visitantes quanto a preservação desses lugares e da história.

AÇÃO EDUCATIVA
Funcionários mobilizam-se para conservar monólitos. 

Quixadá - O exercício ecológico proposto pelo secretário municipal de Quixeramobim é praticado por trabalhadores da Mississipi Indústria de Calçados, neste Município. Nos dias de folga, geralmente nos finais de semana, eles organizam caravanas. Nelas são disputadas gincanas como caça ao tesouro e provas voltadas a preservação do meio ambiente. Coincidentemente, a última delas foi em uma trilha, a da Barriguda, situada na Fazenda Magé, a pouco mais de 5Km do Centro da cidade. Deslumbraram a paisagem sem sujar e nem depredar.

Essa transformação está acontecendo porque há três anos os funcionários participam do programa Ecovidas, criado pelo grupo empresarial Dakota. Através de palestras e apresentações, eles passaram a pôr em prática lições ecológicas transmitidas na empresa. Recentemente, recolheram mais de uma tonelada de lixo do entorno do Açude do Cedro. Na mobilização, orientaram barraqueiros e moradores ribeirinhos. Também distribuíram cestos de lixo.

Os organizadores do Ecovidas estão programando uma expedição por uma das mais interessantes trilhas da região, a da Galinha Choca. São aproximadamente duas horas de caminhada seguindo o rastro de outros exploradores. A enorme quantidade de monólitos - formações rochosas características do lugar - dificulta ainda mais o percurso. Por esse motivo a excursão está sendo bem planejada. Além de água e mantimentos, paramédicos deverão acompanhar os aventureiros.

As equipes Azul, Verde e Vermelha estão participando de uma disputadíssima gincana ecológica. O prêmio: manter a cada dia os monólitos da cidade mais limpos e acessíveis. O encerramento da gincana socioambiental estava previsto para ontem, na Praça da Cultura, no Centro de Quixadá. Na programação, passeata, apresentação de atrações culturais e escolha da Miss Ecologia e do mascote da empresa. Luna, Tito, Guru e Balu, são alguns dos personagens de estimação criados pelos próprios funcionários.

Pinturas Rupestres

A Pedra do Letreiro tem 875 inscrições rupestres. É rodeada de outras 16 formações rochosas em forma de círculo, no leito de um riacho com queda d´água.

A trilha do Olho D´Água fica no sítio Serra do Caboclo, a 32Km da sede de Quixeramobim.

Canhotinho, na fazenda com o mesmo nome, é rota para inscrições rupestres e um olho d´água cercado por belos monólitos.

A Trilha da Barriguda, em Quixadá, recebe esse nome porque, após atravessar uma fresta de 10 metros de comprimento, entre uma imensa formação rochosa, ao se deparar com uma clareira, vê-se uma enorme paineira cujo tronco lembra a barriga de uma mulher grávida.

Mississipi Indústria de Calçados
Quixadá/CE
(88) 3445.0004

MAIS INFORMAÇÕES 

Secretaria Municipal de Turismo
Quixeramobim/CE
(88) 3441.1326

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=825316

Nenhum comentário: