sexta-feira, 30 de abril de 2010

Mapa de Conflitos envolvendo injustiça ambiental e saúde no Brasil


Estudo mapeia conflitos ambientais no Brasil


Natália Mello - 27/04/2010
Em Vila Velha, no Espírito Santo, a comunidade de Paul luta contra a ameaça de instalação de um terminal de recebimento e estocagem de soda cáustica. No interior de Alagoas, na pequena cidade de Olho d’Água das Flores, a comunidade quilombola de Gameleiro é obrigada a conviver com os estragos causados por um lixão criado pela prefeitura local. 

São denúncias como essas que integram o "Mapa de Conflitos envolvendo injustiça ambiental e saúde no Brasil", um estudo desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pela Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase), que será lançado na próxima quarta-feira, 5 de maio, na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), no Rio de Janeiro. 

Disponível para consulta na internet, o levantamento traz 300 problemas ambientais mapeados no Brasil todo, com histórico, indicação das comunidades vítimas, dados do município afetado e nomes de órgãos e empresas causadores dos conflitos. 

Ao fazer buscas por palavras-chave ou estado, o internauta tem acesso a mapas com pontos indicativos da localização dos conflitos e, quando clica nesses pontos, surge uma ficha com as informações. 

“O mapa está disponibilizado na internet com um sistema georrefenciado e de buscas vinculado ao GoogleEarth, de tal forma que qualquer cidadão possa ter acesso a detalhes sobre a situação deinjustiça ambiental, sobre a região ou tema específico que lhe interessar, como o estado ou município, o tipo de população, o processo produtivo, o problema de saúde etc.", conta o coordenador geral do projeto Marcelo Firpo Porto. 

De acordo com o pesquisador, a população pode fazer novas denúncias e ajudar a completar o mapa. “Não consideramos o mapa 'fechado'. Ele pertence a todos os interessados na construção de uma sociedade socialmente justa e ambientalmente sustentável, e é o momento inicial de um novo espaço para denúncias, para o monitoramento de políticas públicas e, ainda, de desafio para que o Estado, em seus diversos níveis, responda às necessidades da cidadania", completa ele.

Fase
Fiocruz

Nenhum comentário: