quarta-feira, 7 de abril de 2010

Economia da Cultura



Seminário debate papel da economia da cultura

Realizado em 7 capitais, sendo 3 no NE, o evento tem como um dos objetivos estimular políticas em benefício do setor
Arraiá de Capela. Foto: Governo de Sergipe
Arraiá de Capela. Foto: Governo de Sergipe
Além de estimular o crescimento econômico do país, a cultura destaca e promove os valores da população, estimula a criatividade, influencia na qualidade de vida das comunidades e melhora substancialmente a imagem de uma nação. Justamente por agregar tantos pontos positivos ela passou a receber maior atenção da sociedade. Em Sergipe não é diferente e Aracaju vai receber no dia 15 de abril o seminário “Economia da Cultura e Desenvolvimento”. Será no Centro de Convenções, às 9h. O evento passará por outras seis capitais brasileiras.
O seminário é gratuito e direcionado a gestores, produtores e atores da cultura, economistas, administradores, sociólogos, profissionais da área de comunicação, turismólogos, arquitetos, urbanistas, jornalistas, profissionais de relações internacionais, estudantes e interessados em geral.
Trata-se de um Seminário Itinerante, que passará por nove cidades das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A proposta surgiu a partir da identificação de demandas regionais referentes ao potencial econômico da cultura voltado para o desenvolvimento dos estados nas nove cidades visitadas, que são Cuiabá (MT) – onde começa nesta quarta-feira (7), Campo Grande (MS) – na quinta-feira (8), Goiânia (GO)  – na sexta-feira (9) – , Aracaju (SE)Maceió (AL)João Pessoa (PB), Palmas (TO), Belém (PA) e Macapá (AP).
Profissionalização do setor
Além de promover a reflexão sobre a temática proposta, o Seminário pretende incentivar ações integradas entre instituições públicas e privadas, para contribuir com a profissionalização do setor e a conseqüente qualificação e ampliação dos resultados junto às populações regionais. Em cada região, serão contempladas três capitais, articulando potenciais agentes públicos e privados envolvidos nesse processo, pela trocas de experiências, com intuito de contribuir para se lançar as bases de programas estaduais e municipais voltados à dinamização dos setores socioculturais.
O evento consistirá em um seminário de um dia, estruturado em três mesas redondas. Elas serão compostas por um especialista nacional e um representante local, para garantir o maior leque possível de informações e relatos por parte dos palestrantes e a necessária segmentação para o contexto regional pelo o convidado local. Cada mesa durará cerca de uma hora e meia.
Além das mesas redondas e das palestras, haverá o lançamento do livro “Economia da Cultura – idéias e vivências”. Organizado por Ana Carla Fonseca Reis e Kátia de Marco, o livro reúne pesquisas, conceitos e relatos institucionais que aprofundam o assunto de maneira esclarecedora e descomplicada.
O projeto é uma iniciativa da Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC) em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o apoio da Garimpo de Soluções. Em Sergipe também apoiam o evento o Sebrae/SE e a Secretaria de Estado da Cultura.
Saiba mais sobre os projetos do Sebrae na cultura, clicando aqui.
Informações da Agência Sebrae de Notícias.
Fonte: Tendências e Mercado, 7 de abril de 2010 - 11:45 - Por Redação -  http://www.tendenciasemercado.com.br/negocios/seminario-debate-papel-da-economia-da-cultura/

Nenhum comentário: