segunda-feira, 5 de abril de 2010

Clima - comportamento do El Niño em 2010


30/03/2010 - 13h14

Com efeitos nos próximos meses, El Niño começa a declinar

O fenômeno climático El Niño, que reapareceu no oceano Pacífico em junho de 2009, começou a declinar, mas seus efeitos serão sentidos durante vários meses, anunciou a Organização Meteorológica Mundial (OMM) na sede em Genebra.da France Presse, em Genebra

O El Niño, que tem repercussões importantes em grande escala no planeta, alcançou o ponto máximo nos meses de novembro-dezembro de 2009, informou a OMM.
"O fenômeno perderá intensidade nos próximos meses, mas continuará influenciando os regimes climáticos pelo menos durante o segundo trimestre do ano", apontou a OMM.
"O mais provável é que, até meados de 2010, o El Niño diminua, e que voltem a aparecer condições quase neutras no Pacífico tropical", disse o especialista da OMM Ruma Kumar Kolli.
O fenômeno climático, que se caracteriza por temperaturas superiores à normal nas águas superficiais nos setores central e oriental do Pacífico tropical, acontece a cada dois anos.
A último aparição do El Niño acontecera em 2006-2007.
Mas a OMM não descarta que o ano registre o fenômeno inverso de La Niña, ou seja, temperaturas abaixo do normal nas águas superficiais do Pacífico tropical.
Os dois fenômenos opostos, que podem durar mais de um ano, provocam variações de temperatura estreitamente correlacionadas com importantes flutuações do clima em todo o mundo.
O fenômeno pode ser potencializado com o aquecimento global (veja abaixo).
Arte/Folha de S.Paulo

Nenhum comentário: