quinta-feira, 17 de setembro de 2009

SESC LER - Projeto conquista premiação nacional

Sertão de Quixeramobim - CE. Foto: Suely Chacon


Quixeramobim - CE. A equipe do Centro Educacional Sesc Ler Quixeramobim participa, hoje, em Belém do Pará, da mais importante conquista para a instituição, dedicada à educação de jovens e adultos. Eles recebem a Medalha Paulo Freire, outorgada pelo Ministério da Educação (MEC) a educadores brasileiros que desenvolvem projetos inovadores. A solenidade ocorre no XI Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos. Os educadores de Quixeramobim serão os primeiros do Ceará agraciados com o título. Os outros Estados são: Amazonas, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A orientadora pedagógica do Sesc Ler Quixeramobim, Leni Oliveira, compartilha entusiasmada o prêmio. O projeto apresentado por eles concorreu com mais de 200 propostas, de todas as partes do Brasil. Ganhou projeção através do processo diferenciado de exibição de películas cinematográficas. Eles resolveram inovar as sessões do Cine Sesc, estimulando o público a interagir com os enredos. Ficou mais fácil, por exemplo, entender como se mede a área quadrada de um lugar.

Se os idealizadores do projeto estão empolgados com os resultados e o reconhecimento nacional da iniciativa, os espectadores e familiares dos educandos que participam do projeto não cabem em si de contentamento. A dona-de-casa Maria Lúcia Sampaio resolveu acompanhar o filho Bruno. Não confia no comportamento do caçula quando vai aos passeios. Acabou assistindo ao filme "Narradores de Javé" todinho. Ficou muito interessada. Estava ali diante de uma história parecida com a da sua comunidade, a localidade de Encantado. Depois da sessão, aprendeu a solucionar as diferenças com os vizinhos. O projeto mostra que, com empenho, um bom diálogo e filme de qualidade, é possível muito mais do que contar uma boa história.

O projeto Cine Sesc foi implantado em 2001. O programa tem como foco a linguagem audiovisual, interligando o cinema aos conteúdos curriculares vistos em sala de aula, sendo seu público alvo estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da alfabetização ao 1° e 2° segmentos de ensino. A proposta se estende às escolas, públicas e particulares, como também à comunidade em geral.

Para participar, basta agendar ou comparecer ao centro de ensino de Quixeramobim. As sessões de cinema acontecem toda semana. Ontem, alunos da Escola Luíza Távora tiveram essa oportunidade. Mais uma vez o salão lotou, de admiração e sabedoria com que as sombras móveis podem transmitir.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste - Caderno Regional - Fortaleza, 17 de setembro de 2009
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=671631

Nenhum comentário: