quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Seminário Mudanças Climáticas e Desertificação no Ceará

Comissão de Mudanças Climáticas do Congresso fará seminário no Ceará




A Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso aprovou requerimento de autoria do deputado José Guimarães (PT-CE) para realização do seminário “Mudanças Climáticas e Desertificação no Ceará”. O objetivo da proposta, de acordo com o parlamentar, é debater práticas sustentáveis de plantio, cultivo e agropecuária da terra para evitar a deteriorização do solo nordestino. O evento está previsto para o dia 24 de setembro, na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará.

“A questão da desertificação é algo grave, que interfere na sustentabilidade ambiental do País. A comissão não pode olhar somente para os problemas da região amazônica. Temos que debater os gargalos da preservação ambiental do Brasil como um todo”, justificou Guimarães.

Deverão participar do evento a senadora Ideli Salvatti, presidente da Comissão, e especialistas convidados para expor sobre a questão. O seminário será dividido em dois painéis. O primeiro, com o tema "desertificação – diagnóstico e perspectivas frente às mudanças climáticas", terá como expositores o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Egon Krakhecke, e a professora da Universidade Federal do Ceará, Marta Celina.

Para o segundo painel, com o tema "produzir sem degradar – desafios para o semi-árido: experiências exitosas", serão convidados o secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, Camilo Santana, o superintendente do ETENE/BNB, José Sydrião de Alencar Júnior, e a Coordenadora do Grupo ASA (Ações para o Semi-Árido), Cristina Nascimento. Após os dois painéis, haverá outras duas mesas de debates para discutir o Plano estratégico para os recursos hídricos do Estado do Ceará. Serão convidados o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Francisco José Coelho Teixeira, e o presidente do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa do Ceará, Eudoro Santana.

A segunda mesa de debates discutirá os mecanismos de incentivo à sustentabilidade. Para o tema serão convidados a presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Maria Tereza Bezerra Sales, e a presidente da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), Eliene Leite Araújo Brasileiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Dep. Guimarães - PT Ceará

Nenhum comentário: