quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Felicidade Interna Bruta é tema de Seminário na Universidade Federal do Ceará


Fortaleza entra no circuito de discussões sobre novos indicadores de progresso através do seminário "Novos paradigmas de desenvolvimento: Felicidade Interna Bruta (FIB)".

Será no Auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), no dia 28 de setembro, das 15h às 20h.O evento está sendo patrocinado pelo Banco do Nordeste (BNB) e é atividade de extensão da UFC. O Instituto Visão Futuro - Ceará e o Banco Palmas são os realizadores e a Agência da Boa Notícia colabora com a divulgação. Os participantes terão direito a certificados emitidos pela Pró-Reitoria de Extensão da UFC. As inscrições serão feitas no local, meia hora antes de iniciar o evento. A Coordenadora do Seminário é a Profª Geísa Mattos, do Departamento de Ciências Sociais da UFC.

O evento terá como palestrantes a coordenadora do FIB no Brasil e América do Sul, a psicóloga, antropóloga e estudiosa da chamada “ciência da felicidade”, Susan Andrews; o economista e professor da Pontifícia Universidade de São Paulo, Ladislau Dowbor; o coordenador geral do Instituto de Políticas Alternativas para o Cone Sul, Marcos Arruda, e o coordenador da Rede Brasileira de Bancos Comunitários, Joaquim Melo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local e data do evento. A Pró-Reitoria de Extensão da UFC emitirá certificado.

A programação será a seguinte: 15h – Abertura; 15h30min - Ladislau Dowbor: Deficiências do PIB e economia local;16h10min - Joaquim Melo: A experiência do Banco Palmas no Conjunto Palmeiras; 16h40min - Coffee break; 17h - Susan Andrews: Bases Filosóficas do FIB e a "ciência da felicidade"; 17h40min - Marcos Arruda: Economia Solidária e FIB; 18h20min - Debate; 19h10min – Considerações finais; 19h40min - Apresentação da cantora Marta Aurélia; 20h – Encerramento.

Enquanto o PIB leva em consideração apenas a produção de bens e serviços para medir o progresso de uma região, o FIB inclui o bem-estar emocional, social e ambiental, entre outros parâmetros. Este conceito surgiu em 1972 no Butão, na região do Himalaia, na Ásia, e hoje é estudado em países como a França e Canadá.

Com o FIB, as metas de planejamento no Butão passaram a ser orientadas a partir de nove critérios: padrão de vida, boa governança, estado de saúde, educação, diversidade cultural, resiliência ecológica, vitalidade comunitária, uso equilibrado do tempo, e bem-estar psicológico. Este ano, o Brasil sediará a 5ª Conferência Internacional sobre FIB, de 20 a 24 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR).

Fonte: Profª Geísa Mattos, Departamento de Ciências Sociais da UFC e Coordenadora do Seminário - (fone: 85 3366 7419 / 3366 7679 / 3366 7680 / 9925 8182)

http://www.ufc.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=8754&Itemid=90

Nenhum comentário: