quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Chagas de São Francisco são comemoradas hoje

Ao ver Cristo como anjo, São Francisco recebe as chagas nas mãos e nos pés. A partir daí, inicia a sua missão de evangelização


Frei Marconi Lins, ministro provincial, destaca a participação dos devotos - Encenação da Pastoral da Juventude exibirá cenas do momento em que São Francisco recebe as chagas no corpo

Canindé-CE - A Paróquia de São Francisco de Canindé comemora, hoje, as chagas de São Francisco. A Igreja Católica relembra a data porque nesse mesmo dia, em 1224, aconteceu o fenômeno religioso em que São Francisco recebeu suas chagas nas mãos e nos pés. Ele estava rezando no Monte Alverne, na Itália, quando teve a visão do Cristo Crucificado, em forma de um "Serafim Alado" (um anjo com asas). No encontro místico, ouviu de Cristo as palavras: "Francisco, vai e reconstrói a minha casa que está em ruínas". Desde aquele momento, o jovem dedicou-se a cumprir sua missão, renunciando riquezas.

Um depoimento do ministro provincial, frei Marconi Lins, chama a atenção dos devotos. "Muitas pessoas, às vezes, perguntam se São Francisco de Canindé é o mesmo de Assis, na Itália, e também o porquê do nome Chagas. Na verdade, São Francisco de Assis e das Chagas de Canindé é um só: de Assis, porque era sua terra natal, das Chagas por causa dos estigmas de Jesus Cristo que o santo recebeu por meio da transfiguração; e de Canindé, devido ao culto, à fé que os devotos retratam no Santuário´´.

Comemoração

Este ano, a Paróquia de Canindé comemora 192 anos de fundação, além de 352 anos da Comunidade da Província Franciscana no Brasil, 251 anos das origens da devoção a São Francisco e 800 anos da Ordem Franciscana no Mundo. Para frei João Amilton dos Santos, "mais que desvendar o caráter histórico das chagas de São Francisco, é importante refletir sobre a experiência de vida que se esconde sobre esse fato".

De acordo com o coordenador de Liturgia, Silvânio Bezerra, as festividades de hoje começam às 18h com encenação das chagas de São Francisco pela Pastoral da Juventude, na Praça da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Logo em seguida, o ministro provincial, frei Marconi Lins, celebra a santa missa por meio da rádio "Paz e Bem´´, que irá fornecer informações diárias do santuário.

Na opinião de frei Jean de Sousa, as chagas de São Francisco é uma visão do Cristo Crucifixado em forma de "Serafim alado". São sinais visíveis de sua semelhança à humanidade de Cristo, nos seus três modos: na vida, paixão e na ressurreição.

Desde ontem, a cidade concentra um grande número de fiéis vindos de Tocantins, Maranhão, Piauí, Sergipe e Alagoas, que aproveitam esse período para reverenciarem o santo dos milagres. A estimativa da Igreja é que 50 mil pessoas participem da festa de hoje.

Abrigos

Os abrigos estão com seus espaços ocupados. Os romeiros chegam em grande escala. O comércio já sente o aquecimento das vendas. "Estar em Canindé é estar em paz com a própria alma. Aqui a religiosidade transforma a nossa vida cristã´´, ressalta o romeiro Franciné Moreira da Silva de Tocantins.

Festejos

A Festa de São Francisco das Chagas começa na madrugada do próximo dia 24 de setembro e termina no dia 4 de outubro. Para a Igreja Católica, a data representa um momento de reflexão entre os povos. "Hoje, Canindé está de braços abertos para receber o povo de Deus. Os filhos de Francisco dão, a cada ano, demonstrações de fé e espiritualidade", observa o pároco.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Plínio Gomes, em parceria com a Paróquia, irá disponibilizar os servidores para o trabalho de orientação nas ruas e entradas da cidade. "O romeiro que chegar em Canindé precisa ser bem tratado. Ele é devoto de São Francisco desde o momento em que deixa a sua residência para vir ao santuário. Por isso, estamos prontos para atendê-lo´´, disse Plínio Gomes.

Mais informações
Paróquia de São Francisco
(85) 3343. 0774 / 3343.-0017
(85) 3343. 0047
http://www.paroquiadecaninde.com.br/


Fonte: Jornal Diário do Nordeste - Caderno Regional - Fortaleza, 17 de setembro de 2009
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=671629

Nenhum comentário: