segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Exemplo de inclusão - Energia alternativa

Lâmpada do Aladim moderno

Lâmapada a energia solar N200, da Nokero, foto: divulgação
Um quarto da humanidade queima combustíveis fósseis para iluminar suas casas, e a OMS (Organização Mundial de Saúde) relata que metade usa carvão, madeira, excremento de animais e restos das colheitas para cozinhar e se aquecer. A prática contribui para um dos piores, tristes e insuspeitos problemas de saúde do mundo. Anualmente, 1,6 milhão de pessoas morrem em decorrência da fumaça gerada dentro de seus próprios lares. As vítimas habitam pequenos casebres espalhados pelas regiões mais pobres do mundo, especialmente a África Subsaariana.
O surgimento de pequenas luminárias autossuficientes e alimentadas por energia solar é um grande passo para minorar o problema. A Nokero, uma empresa sediada em Hong Kong, oferece um modelo desse tipo, a N200, equipamento resistente e a prova d’água, que pode ser pendurado em qualquer lugar (veja foto acima e imediatamente abaixo).
Modelo N200 desmontado e exibido em funcionamento, fotos: divulgação
A iluminação é feita através de LEDs alimentados por uma pilha AA recarregável. Durante o dia, ela é abastecida pela luz do sol através de uma célula fotovoltaica acoplada à parte traseira do equipamento, que pesa completo só 85 gramas.  Totalmente carregado, ilumina por 4 horas. Como isso leva mais de um dia, sua carga, em geral, é suficiente para 2 ou 3 horas de uso. A intensidade também não é ideal, mas substitui fácil um lampião a querosene — veja um vídeo sobre o produto.
Aliás, o nome da empresa, Nokero, é uma alusão a No Kerosene (Sem querosene). Segundo o fabricante, viver perto de um lampião equivale a fumar 40 cigarros por dia. E o consumo mundial do querosene para iluminação equivale — em produção de carbono — a poluição de 30 milhões de carros. A N200 custa 20 dólares e a N100, sua irmã um pouco mais fraca, custa 15, com a possibilidade de se obter bons descontos para compras em grande quantidade.
Enquanto a Nokero fez o produto mais robusto, simples e barato possível. Outra empresa, a D.light, arriscou-se com desenhos mais elaborados. Oferece a D.LIGHT S250, uma lanterna de mão que também serve para carregar o celular. Outra variante é uma lanterna com formato parecido ao de um lampião, mas que, segundo a empresa, é três vezes mais luminosa e dura 8 horas a partir de uma carga completa. Por fim, também oferece um abajur para leitura com capacidade para 15 horas e seis vezes o brilho de um lampião (fotos abaixo). Esses modelos custam entre 10 e 45 dólares.
A partir da esquerda, os modelos D.LIGHTS250, D.LIGHTS10 e Solata S380 da D.light, fotos: divulgação
Pequenos confortos como fazer consertos, ler livros de lazer e estudo ou simplesmente conviver sem precisar se intoxicar são algumas das inúmeras possibilidades que esses pequenos inventos possibilitarão a cerca de 2 bilhões de pessoas.
Leia mais sobre o problema da poluição doméstica no site da OMS. Dicas: blog Catalisando, de Carlos Alberto Teixeira, e site da BBC.

Nenhum comentário: