quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Documentário - Ouro Azul: A Guerra da Água

Odisseia exibe amanhã «Ouro Azul: A Guerra da Água»

Odisseia exibe amanhã «Ouro Azul: A Guerra da Água»
O canal Odisseia vai transmitir amanhã, quinta-feira, às 22:00 horas, “Ouro Azul: A Guerra da Água”, sobre a escassez de água no mundo. O documentário demonstrará como o planeta se aproxima “rápida e perigosamente” de uma crise mundial por este bem essencial à vida.
Inspirado no livro “Ouro Azul”, de Maude Barlow e Tony Clarke, o filme venceu seis Festivais Internacionais em 2009, tendo sido premiado com o galardão de Melhor Documentário no Vancouver Internacional Film Festival, Melhor Documentário Ecológico no Newport Beach Film Festival, Melhor Documentário no European Independent Film Festival e no Beloit International Film Festival, e Melhor Documentário de Ambiente, no Tri-Media Film Festival e no Docufest Atlanta.
“Sabe-se hoje que, apesar de um bem renovável, a água pode ser finita, ao contrário do que durante muito tempo se acreditou”, diz a sinopse, revelada em comunicado pelo canal por cabo. “É também possível prever que, no futuro, as guerras não serão travadas pelo petróleo, mas por algo muito mais básico e necessário para a vida”, alerta a nota de imprensa.
De acordo com a Unesco, cada pessoa precisa de 50 litros de água por dia para sobreviver, no entanto, em diversas partes do mundo, essa necessidade não está satisfeita. Além disso, a água, que começa a “fazer parte de um mercado global”, é, “cada vez mais, assunto de acesas disputas na arena política internacional”.
“Ouro Azul: A Guerra da Água”, realizado por Sam Bozzo e produzido pela Purple Turtle Films, pode ser visto novamente no canal Odisseia no próximo dia 14, às 7:00 e às 13:00 horas, em repetição.


Nenhum comentário: