sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Profetas da Chuva e o Inverno de 2011

PESQUISADORES DA NATUREZA

Profetas populares preveem ´bom inverno´ para 2011

7/1/2011 Clique para Ampliar
Estudiosos da natureza, os profetas Paroara e Jacaré ainda procuram mais sinais da fauna e da flora para fazerem suas previsões. A maioria está otimista para um bom inverno
FOTOS: ALEX PIMENTEL

Clique para Ampliar
A Professora Lurdinha utiliza a tábua de Santa Luzia para prevê a próxima estação chuvosa
Clique para Ampliar
O profeta José da Silva, o "Zé da Preta", observa punhado de terra para fazer o prognóstico
Clique para Ampliar
No ano passado, aconteceu contradição entre os profetas. Alguns acreditaram no inverno outros não
Nos sinais da natureza, profetas populares participam de encontro e fazem previsão para a estação das chuvas

Quixadá. "Dessa vez a gente acerta". Quando se reunirem novamente amanhã pela manhã, no XV Encontro dos Profetas das Chuvas, Antônio Lima, Chico Leiteiro, Paroara, Paulo Costa e mais de 30 cientistas populares deverão anunciar no antigo Clube do Agrônomo de Quixadá a chegada de "bom inverno" este ano.

Na ultima edição do tradicional Encontro, a maioria havia apresentado boas perspectivas para a quadra chuvosa no Estado. Todavia, a média pluviométrica foi bem abaixo do esperado, provocando perdas de safra e frustração para quem tira o sustento do campo.

O profeta Renato Lino foi um dos poucos a contrariar os companheiros observadores do tempo. Havia motivo para a preocupação. As cascas de algumas árvores nativas, como a umarizeira e o sabiá, estavam caindo. Sinal ruim. A previsão pessimista foi ofuscada pelos aplausos a Erasmo Barreira, outro profeta da terra. 

"Vai ter inverno dos bons", anunciava, erguendo o ninho de João-de-barro. Mas dessa vez, assegura o lavrador de Tapuiará que a previsão não vai contrariar o anseio da maioria. Afinal, as formigas estão se mudando para os altos, os inchuis subindo mais nos troncos das árvores. "Vem inverno por ai", acrescenta o profeta Lino.

Barra do Sol

Na opinião dele, a maioria dos profetas erraram suas previsões no ano passado porque não observaram atentamente os sinais da natureza ou se empolgaram com a plateia e a imprensa. Nessas horas, ninguém quer dar notícia ruim. Chico Leiteiro e Paulo Costa concordam. Este ultimo acrescenta a dificuldade na realização de seus estudos. A barra do sol não está acompanhando o ciclo astral. Justamente nos intervalos encontrados entre os dias e noites, associados aos meses, encontrava resposta certa. Neste ano não está sendo diferente. "A natureza está nos enganando", acrescenta.

Herança do avô

Enquanto Paulo Costa enfrenta dificuldades para definir suas previsões, o profeta José Pereira da Silva, o Zé da Preta, tem garantido nas mãos a chegada de inverno dos bons. Ele firma seu diagnóstico numa experiência herdada do avô. Joga um punhado de poeira ao alto.

Arrastada pelo vento no sentido do Sul é bom sinal. Hoje com 83 anos, ele participará do Encontro pela primeira vez. Zé da Preta é natural de Banabuiú. Mora na localidade de Pedras Brancas. Foi encontrado por Chico Javali, o "Caçador de Profetas", como ficou conhecido por sua habilidade de localizar esses sábios populares.

A professora Maria de Lurdes Leite Lemos, ou simplesmente Lurdinha, também foi encontrada por Chico Javali. Ela foi a primeira mulher profeta a participar do Encontro. Divide a atenção do público e repórteres com a estudante Catarina Lima, filha do profeta Antonio Lima. A professora tem como base para suas previsões a tábua de Santa Luzia.

 De 13 de dezembro, dia dedicado à santa, a 13 de junho, ela observa todos os meses o punhado de sal colocado na tábua, sobre cada mês. Quando fica úmido é sinal de inverno. "Também choveu na tarde de 13 de dezembro. Mais uma certeza de chuvas fartas", acrescentou ela.

Segundo João Soares, presidente do Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central, responsável pela realização do Encontro e um de seus idealizadores, estão sendo aguardados profetas de todos os cantos do Ceará e até de Estados vizinhos. Além dos sábios da natureza, devem comparecer estudiosos de algumas universidades. "Uma caravana de Sobral formada por professores e universitários já garantiu presença", acrescentou. 

Todavia, o cantor Raimundo Fagner, mais uma vez, não estará presente. Além do geógrafo Caio Lóssio, ele havia sido convidado no ano anterior, para receberem juntos uma homenagem especial. O pesquisador, por sua dedicação aos estudos meteorológicos, e o artista, por valorizar a cultura regional através de sua viola.

Para Soares, nos últimos anos, o Encontro dos Profetas das Chuvas ganhou destaque nacional e internacional. Não existe no Mundo nenhum outro tipo de evento dessa natureza. Além do interesse dos agricultores e da curiosidade da população acabou se tornando uma atração cultural. 

Os encontros, antes realizados no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Quixadá, ganhou proporções maiores. Foi transferido para o antigo Clube do Agrônomo, na jusante do Açude do Cedro. Sempre contando com a participação de tocadores de viola na solenidade, ele decidiu então reunir os músicos, profetas e convidados na noite anterior ao Encontro. Foi criado então o Encanta Quixadá.

Repente

Hoje à noite, pelo sexto ano consecutivo, duplas de repentistas sobem ao palco da Fundação Cultural Rachel de Queiroz, no Centro de Quixadá, para exaltarem a sabedoria popular. O show integra a programação do Encontro de Profetas. Desta vez, eles pretendem prenunciar as boas notícias a serem divulgadas para o público e acertar nas suas previsões.

Participantes

34 profetas populares vão participar do XV Encontro dos Profetas das Chuvas, quando devem anunciar prognósticos para a quadra chuvosa deste ano. Evento será no Clube do Agrônomo

MAIS INFORMAÇÕES 

XV Encontro dos Profetas da Chuva , no antigo Clube do Agrônomo, e VI Encanta Quixadá, hoje e amanhã, (88) 9635.0828

EXPERIÊNCIAS

Cuidado redobrado no prognóstico

Muitos profetas estão indo diariamente ao campo a fim de não haver erros de previsão como ocorreram em 2010

Quixadá. Preocupados em não cometerem enganos, muitos profetas estão sendo mais cuidadosos ao realizar suas experiências. Antônio Anastácio da Silva, o Paroara, e José Felipe dos Santos, o Jacaré, acreditam numa boa quadra chuvosa. No ano passado haviam previsto o mesmo. Eles afirmam terem sido traídos pelos sinais da natureza, como ocorreu com Paulo Costa e a maioria dos outros profetas.

Por esse motivo voltam praticamente todos os dias ao campo. Observam o movimento do vento, o canto dos pássaros, os insetos e a vegetação. "Mas como errar se o mandacaru está florando?", comenta Jacaré, apontando para o amigo o cactáceo encontrado com abundância no semiárido do Nordeste. "A barra do Natal disse a mesma coisa. A chuva de Santa Luzia também, veio no dia certo. Quando vem é inverno certo", completou inconformado com o deslize do ano passado.

Paroara conforma o amigo lembrando que assim como os equipamentos eletrônicos apresentam defeitos, os elementos da natureza poderiam se enganar. Acreditando nos astros, sendo o ano de 2011 regido por Mercúrio, não receia em afirmar que em janeiro chove bem; em fevereiro o dobro; em março variando para bom e de abril a junho, excelente. "Agora estamos tomando mais cuidado, mas, às vezes, a natureza dá rasteira da gente", acrescentou ele.

No ano passado 27 profetas anunciaram publicamente suas previsões. Luiz Gonzaga, de Camocim, abriu o Encontro prevendo por meio das frentes frias no Sul poucas chuvas em janeiro e fevereiro. Em março seriam dentro do normal; Renato do Pau D´Arco definiu o inverno de 2010 como fraco; José Irismar anunciou inverno a partir de março a junho;

Acompanhado de Chico Mariano, Chico Leiteiro exagerou, prevendo grande inverno, inclusive com o Açude do Cedro sangrando. Além de Renato Lino, o agricultor de Tapuiará, apenas Severino Silveira e Francisco Alves acertaram as previsões. Mesmo assim, foram criticados pela maioria dos profetas. "Eles costumam ser pessimistas", comentou Antônio Lima, considerado um dos mais experientes do grupo, ressaltando que o desafio de prever se transformou em uma tradição, aguardada por todos.

Outro encontro

O Município de Tejuçuoca, na Zona Norte do Estado, também sedia, na próxima segunda-feira, a oitava edição do Encontro dos Profetas Populares da Natureza das Chuvas de Tejuçuoca.

O evento será realizado no Centro Inter Escolar de Tejuçuoca, a partir das 10 horas. A programação inclui o momento para profetas vindos da cidade de Quixadá e a presença de cientistas do Canadá. A Secretaria do Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Tejuçuoca fará uma exposição de atividades e distribuição de mudas de árvores e sementes. A expectativa é bom para o encontro.

ALEX PIMENTEL
COLABORADOR

Nenhum comentário: