quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Gestão de Águas


PI: Agespisa adota novo modelo para reduzir perdas de água

Modelo implantado é o da Cagece; Em Teresina, há perda de cerca de 50% da água, enquanto no Ceará a perde é de 26%
Related Posts with Thumbnails
Foto: Divulgação.
A Agespisa (Águas e Esgostos do Piauí S/A) vai adotar o modelo de gestão da Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Ceará) para continuar o trabalho de redução das perdas de água tratada.
Em Teresina, a empresa perde cerca de 50% da água produzida, enquanto no Ceará esse índice não passa de 26%, um dos menores do Brasil.
As duas empresas assinaram convênio de cooperação, através do qual a Cagece vai repassar sua experiência no combate ao desperdício para acrescentar, visto que a Agespisa já adota várias ações para garantir maior eficiência aos sistemas de abastecimento de água.
Uma das principais medidas para reduzir as perdas de água é a instalação de hidrômetros nas residências. Nos últimos três anos, a Agespisa substituiu e instalou cerca de 100 mil medidores, equipamentos que ajudam os usuários a regular o consumo de água.
Além disso, a empresa está trocando as redes antigas de água por novas tubulações. São 176,4 quilômetros, dos quais 60% já foram substituídos.
A Cagece também está colaborando para que a Agespisa reduza sua conta de energia. Através do Programa de Eficiência Energética, o consumo já vem caindo. Outro foco do convênio é tornar mais eficiente a área de compras, estoque, armazenamento, distribuição e controle de materiais.

Nenhum comentário: