quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Apicultura no Cariri cearense



Encontro discute projeto de incremento da apicultura no Cariri
Ter, 18 de Janeiro de 2011 18:40
Instituições reuniram-se no último dia 17, em Barbalha, para discutir a retomada e o redimensionamento do projeto de incremento da atividade apícola na mesorregião do Cariri cearense.
O encontro promoveu o debate entre instituições chaves para o desenvolvimento da atividade na região. Estavam presentes, o senador José Pimentel, o prefeito do município de Barbalha José Leite, o Superintendente Estadual do Banco do Brasil Luiz Carlos Moscardi, o Gerente Geral do BNB de Juazeiro do Norte Alberi Viana, o Superintendente Regional do Banco do Brasil Oliveira Carneiro da Silva, o Secretário do Desenvolvimento Agrário Nelson Martins e a presidente em exercício do Instituto Centec, Ondina Canuto, que apresentou a proposta elaborada pela Divisão de Relacionamento Empresarial (DRE) do Centec para atuar no APL apicultura da região em questão. A proposta incluía também o funcionamento do entreposto de mel e cera localizados na Fazenda Experimental de Barbalha.
De acordo com Ondina, o Entreposto de Barbalha é um equipamento importante na cadeia produtiva do mel, mas que precisa ser visto como parte de uma rede física e social que envolve a articulação de instituições financiadoras e de capacitação técnica e organizativa dos produtores.
A presidente do Centec destacou ainda, a importância da iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) de liderar este processo e declarou a disponibilidade do Centec na participação efetiva do projeto de incremento apícola.
Neste contexto, foi apresentada proposta de organização produtiva elaborada pelo Instituto Centec, bem como experiências exitosas da Fundação Banco do Brasil, que já atua na área de desenvolvimento regional sustentável.
A partir da proposta apresentada, o secretário de desenvolvimento agrário, Nelson Martins, solicitou a elaboração dos custos para o desenvolvimento do projeto, que deverá ser efetivado junto a instituições parceiras.
Dentre os principais objetivos do projeto estão: a organização produtiva dos apicultores, a capacitação profissional, a melhoria no processo de gestão e o perfeito funcionamento das casas de mel e do entreposto de mel e cera, além de disseminar o interesse pela atividade.

Nenhum comentário: