quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Prêmio "Instituição Ecoeficiente do Semiárido Brasileiro"

PACTO DOS INHAMUNS (30/8/2010)

Prêmio internacional ao sertão

30/8/2010 Clique para Ampliar
Agricultor Orlando Soares, da localidade de Estação, em Crateús, tornou-se um grande defensor do Projeto Aduba Sertão. Ele produziu 45 sacas de feijão na sua propriedade de 2,5 hectares 
SILVANIA CLAUDINO

Clique para Ampliar
Pacto Ambiental dos Inhamuns recebe premiação internacional pelas ações em prol do semiárido cearense

Crateús. "Instituição Ecoeficiente do Semiárido Brasileiro". Este foi o título conquistado pelo Pacto Ambiental da Região dos Inhamuns e Sertões de Crateús (Parisc) durante a realização da Segunda Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (Icid+18), realizada recentemente em Fortaleza. O reconhecimento é uma das premiações mais importantes internacionalmente na área e vem coroar o trabalho iniciado há quatro anos na região, com o carro-chefe do Pacto, o Programa Aduba Sertão.

Criado em Independência, numa iniciativa da Prefeitura Municipal em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), o Programa hoje é replicado em vários outros municípios da região, como Quiterianópolis, Tauá, Crateús, Novo Oriente e Parambu.

Para o presidente do Pacto, Valdi Coutinho, prefeito de Independência, o Programa "é o milagre da transformação no semiárido". Ao se conhecer um pouco do Programa, percebe-se a sua importância na produção, na conservação dos solos e preservação ambiental. O programa é o principal objeto de trabalho sustentável e ecologicamente correto nos Inhamuns e Sertões de Crateús.

O objetivo central é "conseguir produzir em harmonia com a natureza", como declara o prefeito em suas palestras pelos municípios da região, desde que viu os resultados positivos do Programa em seu município. Com a implantação do Pacto Ambiental da Região dos Inhamuns e Sertões de Crateús (Parisc), o Programa foi disseminado na região.

"O município de Independência conseguiu uma produção recorde sem desmatamentos ou queimadas", declara o secretário executivo do Pacto, Jorge Moura. Seguindo orientações emanadas do Programa Aduba Sertão, vários municípios replicaram os procedimentos contabilizando o aumento da produtividade, do poder aquisitivo dos agricultores, evitando práticas destrutivas como desmatamentos e queimadas e abolindo o uso de agrotóxicos, herbicidas e venenos, numa postura em benefício da coletividade e da sustentabilidade do planeta.

Experiência

A experiência é apontada como a solução em curto prazo para a recuperação de áreas degradadas do semiárido, transformando-as em terras produtivas. "Trabalhando a excelência no campo e mudando radicalmente a concepção do pensar e agir dos agricultores, conseguindo incorporar uma mudança cultural em benefício do meio ambiente e com forte impacto social no setor econômico do município é que o Programa teve visibilidade não só na região, mas em todo o Estado e agora recebe o reconhecimento na Conferência. Este é o coroamento de todos estes esforços", diz Jorge Moura.

O secretário ressalta ainda que o Pacto possui outras vertentes de trabalho, além da execução do Programa Aduba Sertão, voltadas para a sustentabilidade ambiental, unindo poder público, sociedade civil e iniciativa privada em um trabalho harmônico pelo fortalecimento ambiental, econômico, social e cultural. A interligação entre as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e os Conselhos de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Condema) têm sido outra vertente forte do Pacto e que é também a responsável pelos êxitos do próprio Programa e de outras ações que o Pacto vem discutindo e envidando esforços na consolidação nas regiões. Moura ressalta também que para o êxito do Pacto foi importante a adesão imediata e envolvimento dos gestores dos municípios de Tauá e Independência.

Potencial

O potencial ecoturístico das regiões também é outra ação desenvolvida. Segundo Jorge Moura, "muitos municípios não tinham a real noção da importância deste setor e agora já estão vislumbrando estes potenciais: os sítios arqueológicos existentes em Independência é um destes exemplos e que já está sendo trabalhado com apoio do Projeto Mata Branca", diz.

De acordo com o secretário, o êxito do Programa trouxe também, para o Pacto e para a região, credibilidade junto aos órgãos e instituições: "a Associação dos Prefeitos do Estado do ceará (Aprece) em recente contato conosco nos informou que pretende implantar o Programa em todas as regiões do Estado". Isso demonstra que o sucesso do programa serve de exemplo que outras cidades possam também desenvolver ações em prol do meio ambiente.

As reuniões do Pacto Ambiental ocorrem trimestralmente, no Município escolhido pela assembleia presente no encontro. A próxima reunião acontecerá no mês de setembro em Monsenhor Tabosa. Na pauta, discussão sobre o destino dos resíduos sólidos, grande preocupação e problema ambiental dos municípios da região. A ideia é que, mais uma vez, com a união dos municípios seja encontrada solução conjunta para a instalação de aterros sanitários, com o fim de acabar em definitivo com os atuais lixões.

Desta vez, Crateús está na linha de frente das discussões: "Aterros Sanitários Consorciados é a nossa proposta e paralelo a isso os municípios vão trabalhando a coleta seletiva", declara Wanderley Marques, técnico da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Crateús e um dos representantes do Município no Pacto.

RESULTADOS
Programa melhora áreas degradadas

Crateús. Nesta cidade, o Programa Aduba Sertão tem outro nome: é o Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas. A diferença está somente na nomenclatura, pois a filosofia e os métodos são os mesmos, replicados do Programa que iniciou no Município de Independência e chegou a Crateús por meio do Pacto Ambiental da Região dos Inhamuns e Sertões de Crateús, o Aduba Sertão.

Os êxitos também são similares, apesar da área plantada ser menor, por enquanto. Aqui, o projeto foi implantado no início deste ano, por intermédio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Ematerce. E o mesmo grupo será trabalhado ano que vem. De acordo com a Secretaria, foram trabalhados 45 hectares nas localidades de Estação, Monte Nebo, Barra do Simião, Valente, Apuí, Assentamento São Gonçalo, Várzea Grande e Jardim, beneficiando, no total, 31 agricultores.

Investimento

Eles receberam R$ 800,00 de incentivo por meio do Projeto e sob sua responsabilidade ficou o preparo da terra (roço, limpeza, arado), além do compromisso em plantar 100 mudas de espécie nativa ou frutífera. A maioria deles escolheu muda de cajueiro. Em algumas áreas não chegou a haver plantio devido ao escasso volume de chuvas.

O destaque ficou para a localidade de Estação, onde houve o maior aproveitamento.

Orlando Soares, agricultor da localidade, se tornou um grande defensor do Projeto, pois produziu, em seus 2,5 hectares, 45 sacas de feijão, que está consumindo com a família e vendeu uma parte. Além do feijão, já está comercializando o caju na cidade. "Se todos tivessem a oportunidade de trabalhar assim era muito bom, pois a gente produz, apura dinheiro e preserva a terra", diz. "No final, o aproveitamento foi de 38 hectares e a grande maioria produziu, tirou uma boa quantidade de feijão e agora já começou a colher o caju", comemora um dos técnicos da Secretaria que acompanhou o trabalho, Wanderley Marques.

Dentro da mesma concepção de conservar e recuperar o solo degradado no sertão, plantando sem desmatar ou fazer uso de queimadas, está prestes a iniciar no Município os projetos agroflorestas e quintais produtivos, estes executados em áreas menores, beneficiando agricultores da bacia do riacho São Francisco.

MAIS INFORMAÇÕES
Pacto Ambiental dos Inhamuns e Sertões de Crateús: 
(88) 8816.2943

Prefeitura de Independência
(88) 3675.1244

Silvania Claudino
Especial para o Regional

Nenhum comentário: