domingo, 27 de junho de 2010

Seca verde no Ceará


Segundo plantio não vinga


Seca verde continua a castigar agricultores

27/06/10
Nas últimas semanas, temos acompanhado o sofrimento dos agricultores que perderam boa parte das lavouras por falta de chuva. Como o sertanejo é antes de tudo um forte, insistiu no segundo plantio, na esperança de chuva. Mas a seca verde castigou o campo. A safra não floreceu e sobrou pouco para a colheita.
Esta semana, a repórter Aline Oliveira e o cinegrafista Fabiano Moreira foram a uma região bastante castigada pela estiagem.
Chuvas irregulares
Seu Adauto, de 72 anos, ainda mantém a rotina de ir para a roça; mas nos dois hectares de terra onde plantou milho e feijão, já não há mais o que ser feito.
A roça do seu Adauto retrata bem a irregularidade da chuva este ano, aqui no Ceará. No fim de março, quando ele plantou, choveu um pouco. Em abril também. A plantação até cresceu, mas quando chegou a época da floração de frutificação, faltou água. Por isso, as espigas não se desenvolveram e do jeito que estão nem adianta mais chover. Tudo já foi perdido.
De janeiro para cá, o volume de chuva no Ceará foi 45% abaixo da média histórica. O que comprometeu lavouras em quase todas as regiões. Ano passado, o estado colheu 690 toneladas de grãos, a maior parte feijão e milho. Este ano, a safra já é 46% menor.

Na RMF

Em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), as perdas já chegam a 53%. Nesta época, seu Valdeni do Carmo esperava colher milho e feijão, mas não produziu nada. Hoje, ele olha a plantação com tristeza.
“Em ano assim, sempre a gente passa apertado; mas é isso mesmo, esperar agora para o próximo ano”, diz ele.

Nenhum comentário: