sexta-feira, 25 de junho de 2010

Fórum Por Amor à Vida congrega forças para garantir direitos e paz


Movimento que semeia sentimentos de fraternidade e gentileza pretende potencializar as iniciativas em defesa da vida existentes na cidade
Fortaleza assiste cotidianamente a diversas situações de atentado ao bem mais valioso: a vida. A fim de mobilizar a sociedade em torno do sentimento de defesa deste bem, buscando diagnósticos e propondo estratégias, foi criado o Movimento Por Amor à Vida.
Nesta quinta-feira, 1° de julho, o Movimento realiza o Fórum Por Amor à Vida, momento de pactuar as diretrizes do movimento “Por Amor à Vida”, além de sensibilização e busca de adesões da sociedade. O encontro ocorre na sede da Procuradoria Geral de Justiça (Rua Assunção, 1.100 – José Bonifácio), às 17h.
Na ocasião, haverá apresentação do movimento e, em seguida, os participantes do Fórum serão convidados a integrar um dos cinco grupos de trabalho com temas ligados à valorização dos direitos humanos e à defesa da vida.
A ideia do trabalho em grupos é caracterizar o quadro atual em cada tema, identificar estratégias e ações a serem apoiadas e potencializadas pelo Movimento e delinear resultados esperados a curto e médio prazos. Serão debatidos temas como cidade, Sistema de Justiça, cultura das adicções (inclusive drogas), ações comunitárias em rede e ações cotidianas de gentileza.
Após o trabalho em grupo, os participantes se reúnem em plenária para deliberar sobre os temas discutidos, aprovar e lançar a carta de fundação oficial do movimento Por Amor à Vida.
São convidadas a participar dos debates todas as pessoas e instituições interessadas em congregar forças para reverter o atual quadro de violência e garantir que todas e todos possam viver com dignidade.
As inscrições podem ser feitas aqui, no blog do Movimento: www.poramoravida.org/inscricoes
Temas dos Grupos do Fórum Por Amor à Vida
1. Cidade, Violência e ações de defesa da vida
2. Sistema de Justiça e de Garantia de Direitos
3. Cultura das Adicções: abuso de álcool e outras drogas
4. Ações Comunitárias em Rede
5. Cultura, Cidadania, Ações Cotidianas e Gentileza
O Movimento Por Amor à Vida
O “Por amor à vida” é um movimento da sociedade civil organizada, sem fins lucrativos ou partidários, criado por iniciativa espontânea de diversas pessoas e instituições que desejam construir uma cidade onde todas e todos possam viver com dignidade.
Não é uma instituição formal, é um movimento, ou melhor, uma teia aberta à pessoas e instituições que desejam afirmar a vida, em toda sua integralidade e que deve ser vivida dignamente por todas e por todos.
Fórum Movimento “Por Amor à Vida”
Data e Horário: 1º de julho (quinta-feira), às 17h
Local: sede da Procuradoria Geral de Justiça (Rua Assunção, 1.100 – José Bonifácio)


Fórum Por Amor à Vida

Por Amor à Vida é um movimento que une entidades e pessoas em defesa da vida.
Participe do Fórum Por Amor à Vida, que tem o objetivo de estabelecer as diretrizes de fundação do movimento. Inscreva-se no site (http://www.poramoravida.org/inscricoes/), venha para o Fórum e ajude a implantar a cultura da gentileza em nossa cidade. Por você. Por Fortaleza. Por Amor À Vida.

Dia: 1˚ de Julho (quinta-feira), a partir das 17h.
Local: Sede da Procuradoria Geral da Justiça. (Rua Assunção, 1100 - José Bonifácio)

Sobre

O “Por amor à vida” é um movimento da sociedade civil organizada, sem fins lucrativos ou partidários, criado por iniciativa espontânea de diversas pessoas e instituições que desejam construir uma cidade onde todas e todos possam viver com dignidade.
Não é uma instituição formal, é um movimento, ou melhor, uma teia aberta à pessoas e instituições que desejam afirmar a vida, em toda sua integralidade e que deve ser vivida dignamente por todos e por todas.
A cidade de Fortaleza assiste diariamente a manifestação de situações de violência, explícitas e implícitas. Acreditamos na necessidade de superar a falsa premissa de que convivemos em duas cidades: uma perigosa e outra que tem medo. O perigo e o medo integram o ciclo de violência que precisa ser superado e que está presente nas mais diversas cidades que compõem nossa Fortaleza.
“Por amor à vida” é compreender a dor das vítimas das mais diversas formas de violência e propor-se a mobilizar este sentimento em defesa da vida, buscando diagnósticos e propondo estratégias.
“Por Amor À Vida” acredita na diversidade humana, seja ela de orientação política, religiosa ou sexual, de classe social, de etnia e de gênero. Não nos propomos a construir verdades e a defender posições, mas a articular todas as iniciativas, mesmo que com bases conceituais distintas, que se mobilizem em defesa da vida

Princípios

  • Gentileza gera Gentileza;
  • Fraternidade é identificar o que nos separa e convocar o que nos une;
  • Todas e todos são artífices de uma cidade de Direitos e Paz;
  • A primeira infância fundamenta a vida e a juventude aponta o futuro;
  • A palavra divide, agride e liberta. A comunicação promove valores e resignifica a cultura;
  • Cuidado com todas as formas de dependência;
  • O Conhecimento, a Ciência, a Técnica, a Arte e a Cultura a serviço da vida;
  • A cidade é o lugar do encontro e a escuta congrega os diferentes e a diferença. Os espaços públicos são espaço de lazer e de construção social;
  • Família, comunidade e valores. Fortalecer arranjos familiares e redes comunitárias.

Nenhum comentário: