sábado, 26 de junho de 2010

Selo de Qualidade Ambiental

25/06/2010 às 21:58
O selo dos selos ambientais


Olhe bem para o selo acima e torça para, já nos próximos meses, vê-lo estampado nos rótulos dos produtos que você consume. Ele será a garantia de que o item adquirido por você foi fabricado de acordo com cuidados socioambientais em todos os elos da sua cadeia de produção, desde a extração da matéria-prima até o descarte e a reciclagem, como expliquei no post de 30/05.
O selo Qualidade Ambiental foi criado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e merece total confiança do consumidor, a despeito de algumas certificações apelativas que andam por aí (confira na reportagem publicada no site do Planeta Sustentável).
Desde 2008 a ABNT vem recebendo pedidos de inúmeras empresas interessadas em adequar-se aos padrões de sustentabilidade para conquistar consumidores cada vez mais exigentes quanto à origem do que estão levando para casa. Elas não querem ficar para trás nessa corrida, inclusive porque se não se adaptarem aos novos tempos perdem mercado fora do Brasil.
Consumidores canadenses, japoneses e norte-americanos estão entre os mais exigentes com relação a produtos ambientalmente corretos. Quinze empresas brasileiras já passam por um minucioso processo de análise e adequação de seus processos de produção para conseguir o selo Qualidade Ambiental.
São de áreas bastante variadas: indústrias de calçados, tecidos, higiene pessoal, pneus reformados, aço, gráficas e até mesmo de fraldas descartáveis e absorventes.Elas ainda passam por uma fase de adequação para conseguir suas certificações, que devem ser concedidas já nos próximos meses.
Novas solicitações não param de chegar à ABNT. “Você não faz ideia da quantidade de empresas que estão nos procurando”, me informou Andrea de Oliveira, analista técnica da instituição. Ela é a encarregada de organizar os trabalhos do chamado Grupo de Rotulagem Ambiental (GRA).
Esse comitê técnico é formado por cientistas, órgãos ambientalistas e de defesa do consumidor, fornecedores dos fabricantes e até mesmo consumidores. O GRA estabelececritérios ambientais específicos para cada elo da cadeia de produção de cada um dos fabricantes.
Então propõe correções e adaptações no processo, até que a empresa consiga adequar-se. Depois faz acompanhamentos e auditorias periódicas para saber se a empresa que recebe o selo continua mantendo seus padrões de qualidade.
Quem orienta toda a metodologia utilizada pela ABNT é o órgão canadense Global Ecolabellin Network (Gen), referência mundial em rotulagem ambiental.
No site da ABNT você encontra mais detalhes do novo selo
É, sem dúvida, uma grande notícia e quem sai ganhando somos nós. Só não diminui nossa responsabilidade de estar sempre de olho nos rótulos.

Nenhum comentário: