sexta-feira, 18 de junho de 2010

Pegada Hidrológica

Getty Images

NA TRILHA DA ÁGUA

ONG WFN ajuda a calcular pegada hidrológica

No site da entidade holandesa WFN – Water Footprint Network, é possível saber quanta “água virtual” é utilizada para produzir vários produtos e serviços usados no dia-a-dia e, ainda, calcular a pegada hidrológica da cada pessoa.


Rafael Tonon* – Edição
Revista Vida Simples – 06/2010



Você sabe quanto de água é utilizado para se produzir um simples hambúrguer? E uma TV de LCD de 42 polegadas? Pois saiba que esse cálculo está se tornando cada vez mais importante para mensurar quanto da água está se esvaindo do nosso planeta. E não apenas a água "real", usada para tomar banho ou lavar roupas, mas também a água "virtual", que não vemos, mas que é utilizada em todas as etapas da produção de bens e serviços que consumimos. Criado pelo professor John Anthony Allan, do King’s College de Londres, ainda na década de 90, esse cálculo foi batizado de pegada hidrológica e está se difundindo cada vez mais. 

A ONG holandesa Water Footprint Network (WFN), por exemplo, se especializou nessa quantificação e ajuda empresas a calcularem a sua pegada. Como no caso da multinacional brasileira AmBev e a finlandesa Raisio, que estão colocando o conceito em prática em suas cadeias produtivas - e até no rótulo de suas embalagens. "Saber a quantidade de água virtual é uma informação sobre a sustentabilidade de um produto. Essa consciência torna possível o consumo responsável da água", afirma o professor Eduardo Mario Mendiondo, da USP de São Carlos e representante da WFN. No Brasil, uma pessoa consome em média 200 litros de água real por dia. Da virtual, são 3600 litros. No mercado brasileiro, cada 1 real representa cerca de 130 litros de água virtual. 

No site da WFN é possível acessar listas de produtos e uma calculadora que estima a pegada hidrológica de cada pessoa. 

*Colaboradores: Débora Didonê, Leandro Sarmatz, Marcia Bindo, Mariana Del Grande, Marina Borges, Rafael Tonon e Thiago Bennichio 



http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/wfn-water-footprint-network-pegada-hidrologica-569111.shtml

Nenhum comentário: