Monitoramento do Desmatamento na Caatinga
A seguir alguns dados oficiais de monitoramento e mapeamento do desmatamento da Caatinga. Trata-se dos primeiros resultados para a Caatinga do projeto Monitoramento do Desmatamento dos Biomas Brasileiros, iniciativa entre a Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério de Meio Ambiente - SBF/MMA, Diretoria de Proteção Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Dipro/Ibama, Centro de Sensoriamento Remoto do Ibama - CSR, Agência Brasileira de Cooperação - ABC e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD.
O projeto identificou, por meio de imagens de satélites, áreas desmatadas na Caatinga ocorridas até o ano de 2002 e entre os anos de 2002 e 2008.
O desmatamento acumulado na Caatinga, tendo como referência a área total do bioma (826.411,23 km²), é de 45,39%. Entre 2002 e 2008, a Caatinga perdeu 16.576 km² (2 % do ecossistema), sendo a taxa anual média de desmatamento neste período de 2.763 km² (0.33%).
A perda de floresta e de biodiversidade também se traduzem em emissão de gases de efeito estufa para a atmosfera. Entre 2002 e 2008, em média, 25 milhões de toneladas de carbono foram emitidos para atmosfera vindos do desmatamento da Caatinga.
Desmatamento da Caatinga por unidade da federação
20 municípios que mais desmataram entre 2002 e 2008
Mais informações e mapas serão divulgadas no relatório técnico do projeto futuramente disponível nos portais do MMA (www.mma.gov.br/portalbio) e IBAMA (www.ibama.gov.br/csr).
Fonte: Ministério do Meio Ambiente via CEPAN - http://www.cepan.org.br/noticias/monitoramento_do_desmatamento_na_caatinga.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário